A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

06/08/2012 10:37

Estudantes de Veterinária protestam em frente à Uniderp-Anhanguera

Paula Vitorino e Mariana Lopes
Estudantes protestaram contra má qualidade do ensino. (Foto: Rodrigo Pazinato)Estudantes protestaram contra má qualidade do ensino. (Foto: Rodrigo Pazinato)

Grupo de estudantes do curso de Medicina Veterinária protestaram nesta manhã no campus agrário da Universidade Anhanguera-Uniderp para pedir melhorias no ensino. Os acadêmicos reclamam da má qualidade do curso, além da falta de materiais essenciais.

“Queremos chamar a atenção da reitoria e da comunidade em geral para mostrar a situação do ensino nessa universidade”, diz a aluna Tâmara Mareco, de 27 anos.

Com nariz de palhaço e cartazes, os alunos percorreram as salas de aula do campus para protestar.

Entre os problemas citados, os estudantes reclamam que muitos professores foram mandados embora, principalmente profissionais com títulos, e que algumas disciplinas já estão até sem professor para dar aula neste semestre.

Outra reclamação é que os alunos frequentemente precisam comprar os materiais que são utilizados nos laboratórios, sendo que o material sempre esteve incluso na mensalidade.

“A gente paga e caro para ter o ensino de qualidade, mas não é o que estamos recebendo”, reclama a estudante. A mensalidade do curso é de R$ 1.320.

O acadêmico Tiago Chiarapa, de 23 anos, ainda diz que a segurança dos alunos está em risco por conta do estado precário do ônibus que faz o transporte dos estudantes do campus da agrárias para a fazenda-escola.

Segundo os estudantes, os problemas começaram após a troca de administração da universidade, que foi comprada pela rede Anhanguera.

Ainda de acordo com os alunos, todas as reclamações já foram registradas em ofício e entregues para a reitoria no mês de fevereiro. “A reitoria se comprometeu a dar uma resposta para nós, mas nada mudou e por isso fizemos o protesto”, diz a estudante.

Resposta-Em nota, a Anhanguera-Uniderp esclareceu que o desligamento do último profissional da universidade, um dos quesitos citados pelos alunos, faz parte do “constante processo de melhorias da Instituição, que visa manter em seu quadro de colaboradores professores comprometidos com a política da Universidade”.

A universidade ainda afirma que está em constante diálogo com os alunos e aberta para a solução dos problemas citados. Ainda segundo a nota, a grade curricular do curso não será prejudicada.

Brinquedos feitos por detentos são doados para crianças em escola
Parceria feita entre a a Semed (Secretaria Municipal de Educação) e a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) garantiu ne...
Falta de pagamento faz prefeitura suspender hemogramas na rede pública
A falta de pagamento para um fornecedor de insumos fez com que a prefeitura de Campo Grande suspendesse a partir desta quarta-feira (13) a realização...


Sou estudante de Med.Vet. Ananhanguera-niteroi..(Campus Itaboraí).
A situaçao dos alunos em Itaboraí,nao estah nada diferente dos demais citados acima...
As salas de aula nao tem ar condicionado!..nao tem ventilaçao!..alunos passando mal..
Assim como os laboratorios tb. estao precarios.
.
Muitos professores foram demitidos!
.
Muitos alunos estudam frustrados!
 
andrea martins em 28/02/2013 11:56:44
Sergio, a questão não quem estuda em federal ou não, e sim, tem quem escolha entrar na particular, todas as faculdades enfrentam problemas, olha a sua federal que vc bate tanto no peito pra dizer que é a melhor e tentar humilhar ou rebaixar a inteligencia de quem está em uma particular, a federal ta tão boa mas tão boa que os alunos terão aulas em férias e feriados pra conseguir fechar o semestre.
 
Felipe Bandeira em 25/09/2012 08:23:10
Dourados não está diferente da situação de CG, pois já iniciamos o semestre sem professor, e a falta de materiais nem se fala....demissão de professores mestrados para contratação de recém formandos...no caso de medicina veterinária 50% são zootecnista que estão ministrando as aulas (não desmerecendo a categoria)... e a justificativa é a de sempre: melhorar a qualidade de ensino.
 
bruna martins em 07/08/2012 02:35:36
Sérgio Almeida, procuramos uma faculdade particular, pra não virar refém de greves, de mais falta de estrutura e materiais. Basta olhar a grande maioria das federais hoje sucateada com professores em greve!!!!
 
Paulo Régis em 06/08/2012 12:43:00
A Anhanguera sempre dá esta mesma resposta, que estão trabalhando para melhor nos atender e melhorar nossos cursos e nosso ensino, que tudo não passa de um bom trabalho e uma fase de adaptação!
É a mesma conversa e a mesma resposta de sempre, desde que quando eu entrei em 2009, já estamos em 2012, no 8° semestre, e as palavras são as mesmas!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
Tamara Marecos em 06/08/2012 12:36:00
Quem tem saudades da época do PEDRO CHAVES levanta a mão e se manifeste!!!
 
Vagner Dias em 06/08/2012 12:26:26
É triste a situação das universidades particulares....o pior é que os pais investem na formação do filho e recebem muito pouco das instituições de ensino, além de caríssima mensalidade, má infraestrutura, agora dispensam professores titulados para pagar um salário medíocre àqueles que se sujeitam a trabalhar nessas condições
 
Adriana Lima em 06/08/2012 12:08:30
Apos a participação da Anhanguera a qualidade e a acessibiliade d comunicaçao aos academicos só decaiu. Ótimos mestres se viram obrigados a se desligar da instituição devido a evidente bagunça que se encontra. É triste ver como a faculdade esta nos dias de hoje.
 
Raquel Volpe em 06/08/2012 11:39:38
Que a uniderp depois que foi comprada pela anhanguera está capenga é fato mais que comprovado, mas os alunos entraram lá sabendo disso, já está assim há mai de 5 anos, sabiam da má qualidade.
Por que não estudaram e entraram na Federal? É mais fácil entrar em particular, não precisa muito esforço, depois fica nesta, é uma união de universidade medíocre com alunos fracos, o cartaz diz que "pagamos
 
Sérgio Almeida em 06/08/2012 11:31:09
Venham para UCDB, aqui o que voçê paga, voçê tem tudo na mão, com nova coordenação de curso com excelente veterinária, e um ótimo coordenador no hospital veterinário. Melhor infraestrutura do centro-oeste. Aqui voçê se forma com qualidade, estou falando por experiência própria.
 
Aline vet em 06/08/2012 11:25:32
Enquanto acadêmico, sempre foram feitas reuniões, para a melhoria, com coordenador do curso, até o próprio reitor e NUNCA, NUNCA foram feitas alterações. Isso esta correto pelo alunos. Apoio, pois essa briga dos acadêmicos não é de Hoje e sim desde 2008!!!
 
DIEGO FERREIRA SANTANA DE SOUZA em 06/08/2012 10:56:16
Ééé uma PENA que nossa universidade esteja nesse nível.....eu felizmente me formei no 45min do segundo tempo na troca de gestão para Anhaguera....em nossa época era uma maravilha, professores ótimos, materiais bons e em quantia etc etc....é tão ruim ver e saber que todos estão falando mau, mas é a verdade. Volta Professor Pedro Chaves e vamos reativar nossa UNIVERSIDADE e nossa fazenda escola.
 
ERIC FERNANDES DUARTE em 06/08/2012 07:03:12
Acho que na UCDB estão gerando um novo acordo ortógráfico. -voçê-
 
Maristela da Silva em 06/08/2012 06:40:59
Pedro Chavessss compre de novo essa Uniderp..... fui aluna em sua gestão e não tenho que reclamar..... o ensino tá um caos.... os profissionais insatisfeito..... nossaaa que sauds da nossa uniderp.... que significa... Universidade do Estado e da Região do Pantanal. Somente alguém daqui poderá salvar essa Instituição.
 
Dalva Santos em 06/08/2012 06:23:22
De novo você está falando coisa que não sabe, Sérgio Almeida. Quando eu entrei na UNIDERP, era o melhor curso de veterinária do estado. SIM MELHOR QUE O DA UFMS, por problemas tive que parar o curso, e que hoje se encontra nessa situação ai!! Comparando estruturas, na época, eu escolhi fazer na uniderp mesmo, nem tentei pra UFMS. E não sendo hipócrita como vc disse, a UFMS continua a mesma coisa!!
 
Paulo Régis Silva Carvalho em 06/08/2012 04:38:55
Paulo e João, vou responder já que usaram meu nome. Vamos parar de hipocrisia, a pessoa estuda em particular não por escolha e sim pq não passou na Federal, isso é fato. E tenha paciência, falar que alunos de particulares vão melhor que de federais é ridículo, é só entrar no site do mec e ver as notas no enade, sem contar com o pífio 3 por cento de aprovacao na prova da Oab. Acorda!
 
Sérgio Almeida em 06/08/2012 03:47:00
Que saudade da UNIDERP na administração Pedro Chaves, fui aluna do curso nesse tempo e tenho muito elogios, porem senti a mudança no curso de Mestrado, onde grandes profissionais foram desligados da Universidade, grandes perdas e com isso fique um semestre com o meu projeto parado por falta de profissionais, é eu fiz um curso de medicina veterinaria muito satisfatório, mas o final do mestrado um desastre
 
Roberta araújo brauner em 06/08/2012 03:46:00
O ministério público tem que fazer com as universidades o mesmo que fizeram com as empresas de telefonia! Impeçam a abertura de novas vagas, novos cursos e principalmente de aumento de mensalidades!! Vamos ver se elas não melhoram!!
 
Cesar Roos em 06/08/2012 03:45:49
Sérgio Almeida, não entendo porque fala isso !!!
não sabia que Universidades Federais era melhor que outras !!!

se fosse assim não teria a falta de estrutura, professores, material, livros, etc... etc... etc.... etc....

conheco varios profissionais que formaram em particulares que hj são bem sucedidos, mais que muita gente que se formou em FEDERAL...
 
Joao Pereira em 06/08/2012 03:19:46
Saudades da época do Pedro Chaves. Verdade!!!!!
 
Marcia Maria de Brito em 06/08/2012 02:54:50
Eu sou Estudante do Ultimo Periodo do Curso de Ciencias contabeis, da Uniderp Anhanguera, e no meu curso q situação não é diferente, ha alguns meses enviei uma carta ao MEC. pedindo uma solução, e me reponderam dizendo que eles não intervem no metodo de ensino na faculdade. Ou seja, acho que quém deveria fazer greve é nós " alunos" que pagamos caros...por um ensino nota ZERO.
 
Karla Valdeci em 06/08/2012 02:50:08
Sugiro que não só investiguem esta situação , como também a situação dos funcionários que trabalha nesta instituição muitos estão perdendo seu emprego sem mesmo serem avisados , vivem em constante terrorismo e niguém faz nada ...