A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 25 de Março de 2017

06/11/2016 11:40

Estudantes fazem previsão sobre temas para redação do Enem

Viviane Oliveira, Adriano Fernandes e Richelieu de Carlo
Ansiosos, estudantes aguardam na UFMS para fazer o segundo dia de prova. (Foto: Adriano Fernandes) Ansiosos, estudantes aguardam na UFMS para fazer o segundo dia de prova. (Foto: Adriano Fernandes)
Letícia acredita que o tema da redação seja intolerância religiosa ou preconceito. (Foto: Marcos Ermínio) Letícia acredita que o tema da redação seja intolerância religiosa ou preconceito. (Foto: Marcos Ermínio)

No segundo dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), alunos fazem apostas sobre temas para a temida prova de redação. Os chutes são muitos, de racismo a questão ambiental. O exame é a porta de entrada para milhares de instituições de ensino superior público e privado em todo o Brasil. Em Mato Grosso do Sul, 139.637 candidatos se inscreveram para o Enem.

Ansiosa, Edymarciê Karoline Franciely Nascimento, 17 anos, aguardava no pátio da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Ela arrisca no palpite e acredita que o tema desse ano será mobilidade urbana.

A candidata quer cursar Farmácia na Uniderp, mas para isso pretende concorrer a uma das bolsas do ProUni (Programa Universidade para Todos). Esse é o segundo ano, que Edymarciê faz a prova. No ano passado, ela achou fácil o tema da redação, que foi sobre a persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira'.

Há 2 anos em Campo Grande, o pernambucano Diego Pereira, 17 anos, acredita que o tema desse ano será relacionado a política ou esporte, por causa das olimpíadas. Ele conta que achou difícil o primeira dia de prova, principalmente as questões relacionadas a Geografia. O garoto pretende cursar Engenharia Civil, em uma universidade pública. Com medo de perder o horário, o estudante chegou às 9h30 na UFMS.

Mais tranquila que ontem, Letícia Nogueira, 18 anos, quer uma vaga no curso de Medicina. “Estou mais calma hoje e acredito que o tema da redação seja intolerância religiosa ou preconceito”, diz. Segundo ela, o primeiro dia de prova foi muito difícil, principalmente nas áreas de física e filosofia.

Questões de gênero e de família. Esse é o tema que Lucas Costa, 19 anos, aposta. “Estou ansioso pra caramba”, diz. Os portões dos locais de aplicação do exame abriram às 11h e fecham ao meio-dia. Hoje, a duração de prova é de 5 horas e 30 minutos.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions