ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Para redação, professor recomenda pensar no tema antes do rascunho

Texto não pode ultrapassar 30 linhas, segundo o Ministério da Educação

Yarima Mecchi e Richelieu de Carlo | 06/11/2016 09:11
Estudantes fazem hoje, segundo dia de provas. (Foto: Marina Pacheco)
Estudantes fazem hoje, segundo dia de provas. (Foto: Marina Pacheco)

Inscritos no (Exame Nacional do Ensino Médio) fazem hoje o segundo dia de provas, com a temida redação. Para não zerar e ser desclassificado é importante manter a calma e trabalhar bem o tema, que ainda é um mistério para professores e estudantes. Horas antes do início da prova, várias são as dicas para "se dar bem".

O professore de literatura Wellington Furtado Ramos é um dos selecionados para fazer as correções na redação do Enem. Aos 139.149 candidatos de Mato Grosso do Sul que fazem a prova neste final de semana, o professor recomenda montar mentalmente o texto, antes mesmo do rascunho. A recomendação é estruturar e organizar as informações em tópicos para depois ler os textos de auxilio.

"É imprescindível que o texto seja planejado antes mesmo do rascunho. Ao tomar conhecimento do tema, o estudante pode fazer um brainstorm rápido, trazendo à mente tudo o que conhece sobre o assunto, em forma de tópicos".

Neste domingo os candidatos vão ter 5h30 para fazer o segundo caderno de questões, uma hora a mais que ontem (5) por conta da redação. O professor pontua que o candidato vai precisar de tempo para conseguir estruturar o texto, mas garante a eficácia do método.

Estudantes se apressaram no primeiro dia de prova. (Foto: Marina Pacheco)
Estudantes se apressaram no primeiro dia de prova. (Foto: Marina Pacheco)

"Leva um bom tempo de pensamento, mas a escrita do rascunho será mais tranquila, pois o estudante já sabe exatamente o que quer dizer porque criou uma estrutura mental antes de escrever", afirmou.

O MEC (Ministério da Educação) destaca que a redação deve ser um texto dissertativo-argumentativo de, no máximo, 30 linhas, desenvolvido a partir de uma situação-problema e de subsídios oferecidos sob a forma de textos motivadores. O participante deve desenvolver uma reflexão escrita sobre um tema de ordem política, social ou cultural.

O professor recomenda que após estruturar o texto mentalmente o candidato deve procurar ir além do que os textos motivadores apresentam. "Tem que ir a partir da articulação de seus próprios conhecimentos que, como recomendo, foi feita logo quando da descoberta do tema".

A redação será aplicada hoje junto com as disciplinas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Nos siga no Google Notícias