ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JUNHO, QUINTA  12    CAMPO GRANDE 14º

Capital

Excesso de decretos presidenciais será debatido em congresso

São cerca de 10 ordens por dia desde o início da gestão de Bolsonaro

Tainá Jara e Fernanda Palheta | 19/09/2019 14:01
Excesso de decretos presidenciais será debatido em congresso
Fabrício Motta, presidente da IBDA (Instituto Brasileiro de Direito Administrativo) (Foto: Marina Pacheco)

Dez decretos e/ou atos administrativos por dia. Esta é a média de ordens dada pela presidência desde o início da gestão de Jair Bolsonaro, em 2019, conforme calcula o presidente da IBDA (Instituto Brasileiro de Direito Administrativo), Fabrício Motta.

A legalidade e os limites das ordens serão tema de debate no XXXIII Congresso Brasileiro de Direito Administrativo, previsto para ser realizado entre 16 e 18 de outubro. O evento é considerado o maior do país sobre direito administrativo e terá conferências, painéis temáticos, palestras, lançamento de livros, concursos de artigos, entrega de prêmios além de debates simultâneos.

Conforme Motta, há limites para o uso de decretos e atos normativos. O decreto das armas, que acabou revogado, é um dos exemplos citados por ele dos excessos cometidos pelo Executivo federal.

“O decreto é um instrumento abaixo da lei. É para explicar como a lei pode ser feita. É como se a lei fosse um quadro em branco e um decreto um pouco de tinta para tornar mais claro. A questão é que muitas vezes o decreto vai além dos limites e quem controla isto é o legislativo”, explica o presidente da IBDA.

Motta também ressalta a importância das decisões passarem pelo crivo do legislativo. “Pelo fato do presidente utilizar muitos decretos e pelos embates políticos que temos assistidos, vemos que o legislativo está cuidando do seu papel. O decreto é de uma pessoa só, o presidente, a lei, por mais que tenha vícios, passa por discussão de forma democrática”, explica.

O congresso, organizado pela IBDA, também irá debater temas como reforma da previdência, meio ambiente, reforma trabalhista e lei de licitação. Time de especialistas na pasta administrativa e correlatos, renomados nacional e internacionalmente, participam do evento e trarão para o centro das discussões o “Desenvolvimento regional: por uma agenda propositiva e inclusiva”.

O principal objetivo do IBDA é estreitar o diálogo com a sociedade possibilitando aos cidadãos, congressistas e participantes apresentarem proposições legislativas.

Poderão ser feitas sugestões de mudança nas normas sobre consensualidade, mediação e arbitragem; controle da administração pública; licitações e contratos; organização administrativa, parcerias sociais e terceiro setor; prevenção e combate à corrupção; profissionalização da função pública; reforma da previdência e tutela da probidade administrativa podem ser enviadas para o site do instituto www.ibda.com.br.

O conteúdo recebido é analisado por temas e debatido no congresso. As moções com embasamento serão encaminhadas para os órgãos e autarquias responsáveis e acompanhadas pelo IBDA.

Serviço

XXXIII Congresso Brasileiro de Direito Administrativo do IBDA

16 a 18 de outubro
Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo

Avenida Waldir dos Santos Pereira, s/n – Parque dos Poderes

Dia 17/10 – Programação Simultânea – 10h30 às 12h00Sala 1 – Terceirização e reforma trabalhista: os impactos na Administração

Nos siga no Google Notícias