A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

12/05/2012 07:54

Falta de macas prejudica atendimento do Samu em Campo Grande

Wendell Reis

Das nove viaturas, apenas uma pode atender na Capital

Ambulâncias estão paradas por falta de macas na CapitalAmbulâncias estão paradas por falta de macas na Capital

Por falta de macas, nove ambulâncias do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) estão impossibilitadas de atender em Campo Grande. Funcionários do Samu, que pediram para não ser identificados, não se identificar revelaram que hoje (12) apenas uma unidade, do bairro Aero Rancho, está disponível para atender.

O problema de falta de macas já ocorre há pelo menos dois meses. O Campo Grande News apurou que o Samu passou por um grande apuro na manhã deste sábado, quando teve que atender uma gestante em trabalho de parto.

Para corrigir o problema e evitar que a situação do paciente se complique, o Samu vai até o local do resgate e, se preciso, é obrigado a solicitar ajuda do Corpo de Bombeiros para que o paciente seja transportado. Todavia, o Corpo de Bombeiros também sofre do mesmo problema na Capital, principalmente por conta dos acidentes de trânsito, considerado o gargalo do sistema público de saúde.

As macas estão retidas no Hospital Universitário e no Hospital Regional. Isso acontece porque o paciente é transportado ao hospital e precisa ficar internado.

Por falta de vagas, ele acaba no corredor, utilizando a maca onde foi transportado. A falta de maca impossibilita o atendimento a casos mais graves, como pacientes gestantes e que precisam usar colar cervical.

Uma das unidades Alfa do Samu já está parada há três dias por falta de macas. A situação é ainda pior por conta do tempo chuvoso em Campo Grande, onde os acidentes costumam aumentar.

Prefeitura e TJ prorrogam renegociação de dívidas ajuizadas até 3ª
O programa de refinanciamento de dívidas da Prefeitura de Campo Grande foi prorrogado até o dia 19 de dezembro, a próxima terça-feira, no Centro de C...
Homem tem corpo queimado em acidente doméstico e morre na Santa Casa
Após dois dias internado, José Loureiro da Cruz, 49 anos, morreu por volta das 6h30 desta sexta-feira (15) na Santa Casa em decorrência de acidente d...


A população esta crescendo e envelhecendo e consequentemente tem mais gente adoecendo. A quantidade de veiculos circulando em nossa cidade esta cada vez maior, porém o que nunca cresce é a quantidade de leitos nos hospitais. MACA, essa é apenas a pontinha do ICEBERG pois o negocio é muito mais sério.
Mas AQUÁRIO teremos o maior da America Latina. PARECE PIADA MAS NÃO É.
 
christopher zalenski em 13/05/2012 10:23:27
Silvio Torres, concordo plenamente, o importante para o povo é festa. Afinal, o Brasil não é festeiro? Até o momento quando precisa de atendimento. Aí esquece as festas, mas os outros lembram..................e por ai vai.
 
Gustavo Ribeiro em 12/05/2012 11:20:35
Na verdade nao faltam macas,faltam leitos, existem varios leitos desativados em todos os hospitais , na santa casa cerca de 200, no hu 100, no hrms 100, apesar disso o valor repassado aos hospitais duplicou, para onde esta indo este dinheiro?E desumano uma pessoa doente ficar em um corredor sendo atendida precariamente!
 
Leonardo Machado em 12/05/2012 10:42:37
Enquanto que para os serviços básicos e indispensáveis para a população faltam recursos financeiros e equipamentos, os governos do estado e município gastam fortunas em publicidade, propaganda e obras faraônicas. ISSO É BRASIL!!!
 
Fernando Silva em 12/05/2012 10:07:47
Os pacientes estão nos corredores, e cada hospital deve ter umas 20 ou 30 macas, mas todas estão ocupadas. Só que a população tá mais preocupada em saber se vai ter o show da Paula Fernandes hoje, do que se manifestar e cobrar dos políticos que ela elegeu...
enquanto os pacientes estão em progressão geométrica, os leitos estão em progressão aritmética.
 
silvio Torres em 12/05/2012 09:36:41
Que absurdo gente!!!onde já se viu acontecer isso, o normal seria se faltasse os carros p/ transportar devido o valor ser muito maior do que o custo de umas macas, e cadê as macas próprias que os hospitais deveriam ter? cadê o dinheiro pra SAÚDE PÚBLICA?Cadê os responsáveis por tudo isso???meu DEUS façam alguma coisa urgente, isso tá ficando feio demais, depois quando falarem mais mal do MS...
 
ADRIANA CRIVELLI em 12/05/2012 08:56:09
Lamentável o fato da equipe do SAMU estar sem condições de trabalho por falta de maca. A gestão da saúde em MS é incompetente. A quem recorrer???.
 
Sandro de Oliveira em 12/05/2012 08:04:47
Em campo Grande tem 9 24h para atendimento de urgência e emergência, cade as 2 ambulâncias avançadas e as outras que o ministério da saúde mandou para capital??????
 
camila silva em 12/05/2012 07:10:28
Que vergonha, colocar a culpa nas macas, e só olhar para as ambulâncias todas sucateadas sem oficina pois esta gestão não investe nem em seus veículos!!!! pergunto quantos veículos (ambulância) esta gestão comprou com recurso próprio??????
 
maria lucia gomes em 12/05/2012 07:03:46
EM VEZ DE PROPAGANDA. CADA PARTIDO DEVERIA DOAR UMA MACA AOS HOSPITAIS. ACABARIA DOIS PROBLEMAS. 1 TER QUE FICAR OUVINDOS ESTAS MENTIRAS. 2 DIMINUIRIA A FALTA DE MACA.
 
ELIAS SOARES DE ARAUJO em 12/05/2012 05:32:43
O GARGALO MAIOR É O HOSPITAL UNIVERSITÁRIO.
O FATO DE SER ÓRGÃO FEDERAL O IMUNIZA DE SER "ENQUADRADO" PELA JUSTIÇA LOCAL. DEPENDE DA POLÍCIA FEDERAL E DA JUSTIÇA FEDERAL. O RESTANTE DE HOSPITAL PODE ATÉ SER RAZOÁVEL, "MEIA BOCA" MAS O PRONTO SOCORRO ( PAM) É UMA POUCA VERGONHA. CASO DE POLÍCIA MAS FALTA ALGUÉM QUE TENHA "AQUILO ROXO" PARA METER O PÉ NA PORTA E FAZER AQUELA PORCARIA FUNCIONAR.
 
Luiz Antonio Costa em 12/05/2012 05:06:06
E o mais triste é que o governador e o prefeito da capital são médicos!
O antigo secretário de saúde foi um dos deputados federais mais votados na última eleição! O interessante que recursos para outros setores "importantes" não faltam, como a "comunicação social" por exemplo!!
As coisas só mudarão quando começarem a prender os responsáveis por situações como a apresentada nesta notícia!!

 
Rubnei Canilha em 12/05/2012 01:19:38
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions