ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Capital

“Fica em casa” só alcança 39% dos campo-grandenses

Índice monitorado pelo governo indica que no sábado os moradores da Capital estavam bem distantes dos 70% considerados ideais

Izabela Sanchez | 17/05/2020 16:02
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

As festas e aglomerações de sábado (16) repercutem no índice de isolamento social divulgado pelo governo de Mato Grosso do Sul neste domingo (17). Ontem, só 39,9% dos campo-grandenses cumpriram o “ficar em casa”, enquanto 60,1% estavam nas ruas, nas calçadas dos parentes e amigos ou em aglomerações em bares.

Em Mato Grosso do Sul, o índice foi de 40%. Seja na Capital ou no estado como um todo, os números estão bem distantes dos 70% considerados ideais para conter a curva de contágio do novo coronavírus, que já fez 570 casos confirmados de covid-19, segundo o último boletim divulgado pela SES (Secretaria Estadual de Saúde).

Neste domingo foi o maior salto já visto de números no estado: 62 casos novos, o dobro do número divulgado no sábado (16). A cidade com menor índice de isolamento é Anaurilândia, onde apenas 32,1% das pessoas permaneceram em casa. Já na fronteira Brasil-Paraguai no sul do estado, Paranhos conseguiu que 58,3% das pessoas ficassem em casa.

Só neste domingo, 62 testes positivos entram na estatística, distribuídos em 38 municípios, um aumento de 12,2% nas ocorrências. Até sábado, a curva subia, no máximo, 6,1% ao dia e até a sexta-feira (15) a média seguia em cerca de 21,8 testes positivos a cada 24 horas.

O epicentro da doença no Estado é, definitivamente, Guia Lopes da Laguna, com 34 casos de ontem para hoje e 98 infectados no total. Mas na cidade, o índice também é baixo. Apenas 49,5% da população estavam em casa no sábado. O município tem o alarmante índice de 990,4 contaminados por 100 mil habitantes.

“Agora deve ser uma das 5 cidades com maior incidência no Brasil. “Nosso inimigo é muito forte, perigoso, ardiloso e altamente contagioso”, comentou o secretário de Saúde Geraldo Resende durante a live que divulgou os novos números neste domingo.

Nos siga no Google Notícias