ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Interior

Secretário diz que índios serão transferidos da reserva para casa de apoio

Reserva Indígena tem espaço restrito para isolamento e ao menos 50 devem ser levados para Casa do Cursilho

Izabela Sanchez | 17/05/2020 12:18
Já são 10 casos confirmados na Reserva Indígena de Dourados conforme a SES (Foto: Reprodução/Dourados Agora)
Já são 10 casos confirmados na Reserva Indígena de Dourados conforme a SES (Foto: Reprodução/Dourados Agora)

Começa neste domingo (17) a transferência de cerca de 50 indígenas, em especial da etnia Guarani-Kaiowá, da Reserva Indígena de Dourados para uma casa de apoio cedida pela diocese de Dourados. O anúncio foi feito pelo secretário estadual de saúde Geraldo Resende em live para divulgar o boletim de casos de covid-19.

O contágio na Reserva mais populosa do Brasil começou depois que uma indígena de 35 anos, que trabalha no frigorífico JBS, testou positivo no dia 13 de maio. A Reserva abriga duas aldeias, a Jaguapiru e a Bororó, e o espaço apertado dificulta o isolamento dos casos positivos e suspeitos.

Conforme apurou o Campo Grande News, a remoção da reserva vai contemplar, a princípio, cerca de 50 indígenas das famílias das pessoas que já testaram positivo para covid-19. Eles serão levados para a Casa do Cursilho, onde devem ficar por 14 dias ou até que testem negativos.

O espaço é ligado a movimento da Diocese de Dourados. Neste domingo a Casa está passando por desinfecção do Corpo de Bombeiros para receber os indígenas de diversas idades e foi escolhido porque possui estrutura ampla com diversos quartos.

Com 42 casos confirmados, Dourados é a quarta cidade no ranking de covid-19 em Mato Grosso do Sul e até agora já são 10 pessoas contaminadas na reserva. Na tarde de ontem (16) e de forma voluntária, os indígenas organizavam barreira sanitária para impedir a entrada de pessoas que não moram na reserva.

“Ainda não fizemos a leitura substancial dos casos em Dourados, principalmente na reserva indígena. A leitura desses exames pode levar a um acréscimo significativo”, citou Geraldo Resende durante a live.

Nos siga no Google Notícias