ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Fiéis lotam velório do membro da Congregação Cristã do Brasil

Luciana Brazil | 18/02/2013 13:12
Fiéis lotam velório de ancião da Congregação Cristã no Brasil. (Fotos: Simão Nogueira)
Fiéis lotam velório de ancião da Congregação Cristã no Brasil. (Fotos: Simão Nogueira)

A morte de um dos mais antigos anciãos da igreja Congregação Cristã do Brasil, em Campo Grande, levou inúmeros fiéis ao ginásio de esportes Amadeu Mena Gonçalves, o Moreninho, na manhã desta segunda-feira (18), onde foi feito o velório. Mais de 400 homens e mulheres se despediram do terceiro mais antigo ancião da congregação, nome dado aos responsáveis pelos batismos, cultos, pregações da igreja e unção dos enfermos, entre outras missões.

Valter Pereira Dutra de 68 anos teve um infarto fulminante e morreu durante uma viagem da igreja que levou mantimentos a obras sociais no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais.

Depois de nove dias na estrada, já retornando a Campo Grande, Valter, com o restante do grupo, parou em um hotel na cidade de Jales, no interior Paulista, para passar à noite. Valter foi encontrado morto na manhã de domingo (17), de joelhos, na beira da cama.

Segundo os familiares e amigos, o ancião costumava rezar antes de dormir, o que deve ter feito na noite (16) em que morreu.

Durante o culto de funeral, como chamam os fiéis, houve cantos e orações pela alma de Valter. Mulheres batizadas na igreja se cobriam com véus em sinal de respeito.

Cobertas com véu, mulheres se despediam de ancião.
Cobertas com véu, mulheres se despediam de ancião.
Valter era o terceiro mais antigo ancião da cidade.
Valter era o terceiro mais antigo ancião da cidade.

“Vou guardar um tio conselheiro. Alguém que sempre tinha palavras de apoio de, de conselho, de sabedoria”, disse o sobrinho Isaque Wodneuf Dutra, 32 anos.

Pai de 11 filhos, Valter era responsável pela congregação na região da Pioneira. “Ele que começou a igreja na região”, lembrou outro sobrinho Eli Dutra, 33 anos.

A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) cedeu o local para o velório, segundo um dos fiéis. “Nós demos a sugestão de fazer o velório no Moreninho porque ele trabalhou por anos na UFMS e se aposentou na universidade”, contou Peterson Ricardo da Mata, 38 anos, contador.

Valter foi enterrado no início da tarde, no cemitério Memorial Park. O corpo dele chegou à Capital na madrugada de hoje.

Em Campo Grande estima-se que a igreja reúna mais de 15 mil fiéis. São 23 anciãos na cidade. No Estado, o número de fiéis pode chegar a 80 mil.

Nos siga no Google Notícias