ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Fim do horário de verão representa 1 hora a mais de sono para a população

Ricardo Campos Jr. | 19/02/2011 21:26

Opiniões divergem, mas maioria ainda prefere

Relógios devem ser atrasados em 1 hora à meia noite de hoje. (Foto: João Garrigó)
Relógios devem ser atrasados em 1 hora à meia noite de hoje. (Foto: João Garrigó)
Para o comerciante, fim do horário de verão não altera rotina (Foto: João Garrigó)
Para o comerciante, fim do horário de verão não altera rotina (Foto: João Garrigó)

Termina à meia noite deste sábado o horário de verão. Após 127 dias com uma hora extra de luz, o que de acordo com especialistas representa economia de energia, os relógios deverão ser atrasados em uma hora.

Para o vendedor Ivan Novaes Bernardes, 41 anos, o ajuste representa instantes extras de sono. “Nesse horário, seis horas da tarde está com sol. No outro já está escuro. Vai ser melhor para descansar. Não vejo vantagens no outro horário”, disse.

A dona de casa Odete Lima, 30 anos, também diz preferir o horário normal que será incorporado novamente à rotina. “Tudo é muito cedo nesse horário (de verão). Eu acho que o outro passa mais rápido”, diz.

Na opinião do comerciante Sérgio Salomão, 47 anos, a troca é indiferente, o que revela que as opiniões da população estão bastante divididas. “Não altera em nada. Tenho que trabalhar das 6 às 18 de qualquer jeito”, afirma.

Já o mototaxista Antônio Quilara da Silva, 35 anos, disse ser contra o ajuste e prefere o horário de verão. Resolver o problema do sono é fácil, segundo ele. “É só dormir suas 7 horas por dia. Nós não somos ursos para hibernar. Horário assim (normal) é para preguiçoso. Trabalhador tem que madrugar”, disse.

Horas a menos - A partir de 2008, o horário de verão tem datas definidas, iniciando no terceiro domingo de outubro e findando no terceiro domingo de fevereiro. No ano passado, o horário de verão começou no dia 27 de outubro. A primeira vez que o Brasil teve horário de verão foi nos anos de 1931 e 1932. Naquela época, o horário diferenciado durou quase metade do ano.

Apenas as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste adotam a medida. Este ano, segundo dados preliminares do NOS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), houve redução de 4,4% na demanda de energia do horário de pico. A economia foi estimada em R$ 30 milhões.

Nos siga no Google Notícias