ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Fracassa pela 3ª vez tentativa de contratar médicos para a rede pública

Alan Diógenes e Kleber Clajus | 14/05/2014 20:05
Das 120 vagas para plantões em pediatria, apenas oito médicos se inscreveram. (Foto: João Garrigó)
Das 120 vagas para plantões em pediatria, apenas oito médicos se inscreveram. (Foto: João Garrigó)

Pela terceira vez a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) não conseguiu preencher o número de vagas previstos no processo de seleção simplificado. Das 256 vagas abertas, apenas 40% foram preenchidas. O maior déficit continua sendo na área da pediatria.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Jamal Salém, das 120 vagas abertas para pediatra, só oito profissionais fizeram suas inscrições. Esta área é a mais crítica na rede pública de saúde. Mães são obrigadas a percorrer quilômetros e até atravessar a cidade para conseguir estes especialistas nos postos de saúde.

O processo que foi finalizado na segunda-feira (12), também oferecia 80 vagas para clínicos gerais, onde 96 médicos se inscreveram. Ninguém se inscreveu para as 19 vagas de ginecologista previstas no processo. O número de vagas destinada ao PSF (Programa de Saúde da Família) igualou-se as ofertadas, que somam oito. Já na área ambulatorial foram 21 para 10 vagas em clínica geral e três para 21 em pediatria.

O secretário estuda uma diferenciação salarial para tornar a rede pública atrativa para os médicos e preencher o quadro nos CRSs 24h (Centros Regionais de Saúde) e Upas 24h  (Unidades de Pronto Atendimento). Jamal afirmou que a prefeitura pode firmar um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o MPE (Ministério Público Estadual) para evitar problemas com o TCE (Tribunal de Contas do Estado). 

Ele informou que o médico, atualmente, além do salário mensal, recebe R$ 850 pelo plantão de 12 horas. Nos fins de semana, o valor tem acréscimo de 20%.

A comissão organizadora do processo irá analisar os diplomas e os documentos apresentados pelos candidatos, para dar a posse até segunda-feira (19). A publicação dos nomeados será publicada no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande)

(Matéria editada às 21h24 para correções e acréscimo de informações.).

Nos siga no Google Notícias