ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, SEXTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Capital

Temporada de queimadas começa e fumaça em bairro é vista a 10 km de distância

Segundo relato de moradores, fogo começou por volta das 14h, na Rua Johanesburgo no Jardim Talismã

Por Clara Farias e Gabi Cenciarelli | 18/07/2025 15:45

Começou a temporada mais difícil do ano: das queimadas. Um incêndio de grandes proporções atingiu um terreno baldio no Jardim Talismã, em Campo Grande, na tarde desta sexta-feira (18). A fumaça densa pôde ser vista a mais de 10 quilômetros de distância. Conforme apurado pela reportagem, o local é um terreno particular, e as chamas começaram por volta das 14h.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Incêndio de grandes proporções atinge terreno baldio no Jardim Talismã, em Campo Grande, nesta sexta-feira. A fumaça densa era visível a quilômetros de distância. O Corpo de Bombeiros enviou duas equipes para combater as chamas na Rua Johanesburgo. Estima-se que 500 metros de vegetação foram consumidos. Moradores relatam que incêndios são frequentes na área durante a estiagem. Um animal silvestre foi atropelado ao tentar fugir das chamas. A fumaça intensa preocupa moradores das casas vizinhas, causando dificuldades respiratórias.

Duas equipes do Corpo de Bombeiros atuam na Rua Johanesburgo para conter o fogo, que já consumiu cerca de 500 metros de vegetação. As chamas estão altas e avançam rapidamente pela área.

Morador da região, Venceslau Braz Ferreira, de 80 anos, conta que os incêndios no local são recorrentes durante o período de estiagem. “Esse fogo começou lá embaixo e foi subindo. Vocês não viram nada ainda, é muito fogo”, relatou.

Temporada de queimadas começa e fumaça em bairro é vista a 10 km de distância
Morador do Jardim Talismã, Venceslau Braz Ferreira, mostrando área do incêndio (Foto: Gabi Cenciarelli)
Temporada de queimadas começa e fumaça em bairro é vista a 10 km de distância
Maria Luiza Grão ao lado de terreno que está em chamas (Foto: Gabi Cenciarelli)

Com a aproximação das chamas, um animal silvestre tentou fugir, mas acabou atropelado. A situação também preocupa moradores das casas vizinhas ao terreno.

A aposentada Maria Luiza Grão, de 79 anos, mora ao lado do terreno e relatou que a fumaça tomou conta da rua. “O fogo ainda não entrou nas casas, graças a Deus, mas está um fumacê alto. Todo mundo saiu para fora por causa da fumaça. Tá difícil de respirar”, disse à reportagem.

Segundo a dona de casa Lisnayra de Jesus Peralta, de 24 anos, de manhã, os moradores viram uma coluna de fumaça,  mas achou que seria controlada sozinha. "Só que o fogo foi subindo, as chamas estavam muito altas, e minha casa faz divisa com o pasto. As bananeiras encostam no muro e, com medo do fogo se aproximar, joguei água ali. Por sorte, não chegou a atingir minha casa”, contou.

Segundo ela, os incêndios são frequentes, mas desta vez a situação foi mais grave. “O terreno está tomado por mato, já tem até árvore crescendo. Acho que colocaram fogo pra queimar lixo, porque isso acontece direto”, completou.

Temporada de queimadas começa e fumaça em bairro é vista a 10 km de distância
Animal silvestre atropelado às margens de área queimada (Foto: Gabi Cenciarelli)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias