ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Fumaça de incêndios no Pantanal encobre céu em diversos bairros da Capital

Moradores relatam que fumaça alcançou o Centro e os bairros Carandá Bosque, Tijuca e Zé Pereira

Por Mylena Fraiha | 19/11/2023 11:39

Neste domingo (19), Campo Grande amanheceu com uma densa cortina de fumaça cobrindo o céu. Segundo relatos de residentes da Capital, a fumaça alcançou o Centro e várias regiões da cidade. As queimadas têm afetado o Pantanal sul-mato-grossense desde o começo de novembro.

Nas imagens enviadas por leitores do Campo Grande News, é possível ver a densa fumaça cobrindo o céu na Afonso Pena, próximo ao Shopping Campo Grande. Outras imagens mostram o céu nublado na região dos bairros Carandá Bosque e Zé Pereira, que ficam a uma distância de 13,2 km um do outro.

Morador registra céu nublado no bairro Carandá Bosque (Foto: Direto das Ruas)
Morador registra céu nublado no bairro Carandá Bosque (Foto: Direto das Ruas)

Outro leitor mostrou que a fumaça também pode ser vista na Avenida Gunther Hans, que dá acesso aos bairros Leblon, Coophamat, Tijuca e Coophavila II.

Morador registra céu nublado na Avenida Gunther Hans (Foto: Direto das Ruas)
Morador registra céu nublado na Avenida Gunther Hans (Foto: Direto das Ruas)

Com o aumento das queimadas urbanas e a fumaça vinda do Pantanal, Campo Grande chegou a registrar neste domingo 67 pontos na qualidade do ar, o que é classificado como faixa moderada. O monitoramento é feito e divulgado pela Estação de Monitoramento do Ar, mantida pelo Laboratório de Ciências Atmosféricas da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

De acordo com o coordenador do projeto QualiAr, professor Widinei Alves Fernandes, a chegada da fumaça oriunda de incêndios florestais é somada a partículas e gases já existentes, fazendo com que a concentração da poluição aumentasse.

O ar da Capital é geralmente bom, com índice de 0 a 40 pontos, segundo o estado. No entanto, o valor subiu com a ida dos gases para a atmosfera nos últimos sete dias.

Incêndios no Pantanal - Nas últimas semanas, o Pantanal sul-mato-grossense enfrenta uma crise ambiental devido aos recentes surtos de incêndios florestais, que já ultrapassam 3 mil focos apenas nas primeiras semanas de novembro, conforme dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).O número é cinco vezes maior que a média histórica para o mês.

Conforme noticiado anteriormente, dados do programa BD Queimadas mostram que o fogo está em 70 pontos de Miranda, outros 57 focos em Corumbá e 18 em Aquidauana.

Os municípios estão entre os que mais registraram focos no país. O ranking nacional é liderado pela cidade pantaneira de Mato Grosso, Poconé, que teve 201 focos em 24h. Em seguida vêm Miranda e Corumbá.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias