ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  13    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Funsat considera a procura por antigo Proinc um "fenômeno inesperado"

Diretor-presidente da Fundação acredita que os benefícios da vaga foram o principal atrativo

Por Kamila Alcântara | 23/02/2024 08:21
Fila formada por candidatos ao processo seletivo do Primt chamou atenção de quem passava pela Rua 14 de Julho. (Foto: Henrique Kawaminami)
Fila formada por candidatos ao processo seletivo do Primt chamou atenção de quem passava pela Rua 14 de Julho. (Foto: Henrique Kawaminami)

Nem os servidores da Funsat (Fundação Social do Trabalho) estavam preparados para grande procura pelas inscrições no banco de reservas do Primt (Programa de Inclusão ao Mercado de Trabalho), antigo Proinc. Na manhã de quarta-feira (21), a fila tomava o quarteirão na Rua 14 de Julho.

Ao Campo Grande News, o diretor-presidente da Funsat, Paulo da Silva, classificou como impressionante o número de candidatos que compareceram, mas tem hipóteses para o fenômeno.

“Foi realmente um fenômeno! Acredito que teve essa busca por ser o primeiro do ano e logo após o carnaval, época que as pessoas estão mais empenhadas em conseguir um trabalho, além dos benefícios que o trabalho no setor público traz”, defende o diretor.

Ele lembra que o Primt acolhe pessoas de diferentes públicos, do analfabeto ao graduado, se está em situação de vulnerabilidade e possui CadÚnico (Cadastro Único) pode concorrer a um posto. Uma vez chamado, o trabalhador ganha um salário mínimo de bolsa, abono de Natal, cesta básica e marmita para o almoço diariamente.

“Desde o ano passado, a Funsat tem mais de duas mil vagas de emprego, mas é no setor comercial. Conseguir essa oportunidade é ter a certeza de atuar perto de casa, de segunda a sexta-feira e em horário fixo. Isso ajuda quem tem filho, condições de mobilidade e ainda ganha experiência”, reforça Paulo.

O edital para esse processo seletivo foi publicado no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) no último dia 15 e as inscrições iam até quarta. Por conta da fila que se formou, mais algumas pessoas receberam senhas e foram cadastradas no processo de concorrência no dia seguinte. Os aprovados para a próxima fase devem sair no Diogrande da próxima segunda-feira (26)

Aos convocados também é oferecida qualificação profissional e social para preparação ao mercado de trabalho formal, com cursos promovidos pela Funsat ou por intermédio de parcerias com organizações privadas e entidades públicas.

As atividades a serem realizadas pelos beneficiários serão na execução de serviços de interesse da Administração Pública Municipal e da comunidade local.

Os serviços são: limpeza, conservação e consertos diversos em praças, escolas, centros infantis, centros sociais, unidades de saúde ou assemelhados, aparelhos e canteiros públicos.

Inclui também roçada, capina, podas, varrição e conservação de próprios e logradouros públicos e preparação de áreas públicas para a realização de eventos, entre outras atividades.

Nos siga no Google Notícias