ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Governador lança campanha de incentivo a doação de órgãos

Juliana Brum | 30/09/2015 12:25
Governador fala que uma pessoa salva muitas vidas (Foto - Fernando Antunes)
Governador fala que uma pessoa salva muitas vidas (Foto - Fernando Antunes)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) lançou nesta manhã (30), no Auditório da Governadoria a campanha de doação de órgãos no Estado que tem como objetivo fazer com que as famílias sejam conscientes da vontade de seus entes em doarem os órgãos, além de aumentar o número de doações.

O tema da campanha é: "Sou doador de órgãos, e minha família já sabe", segundo o secretário de saúde do estado, Nelson Tavares o primeiro passo é que a família esteja consciente e que no Estado dentro dos órgãos de saúde já está havendo uma capacitação para transplantes, para que o Mato Grosso do Sul possa alcançar um número maior de pessoas possíveis.

"Termos nos preocupado em reprogramar os transplantes renais devido a fila de pessoas em espera. Neste ano fizemos um transplante, após termos ficado 2 anos parados" declarou Tavares.

O Superintendente de Atenção e Saúde do Mato Grosso do Sul, lembrou da campanha nacional "Setembro Verde", mês dedicado a doações de órgãos.

"O Estado ficou parado desde 2013. EM julho foi feito um transplante, sem contar os inúmeros transplantes de córneas que são feitos em maior escala," disse Cheade.

Em Mato Grosso do Sul de 2009 a 2014 foram feitos: 14 transplantes de coração, 2.163 de córneas, 603 de rins, 33 de tecidos musculares esqueléticos.

O governador "A família precisa saber que a pessoa é doadora para que vidas possam ser salvas. Em 2015 63 pessoas foram diagnosticadas com morte cerebral sendo 29 famílias avisadas e apenas 8 permitiram a doação. Cada uma pessoa, pode chegar a salvar até 10 vidas," explicou Azambuja.

A campanha tem o apoio de entidades como: Fiems, Famasul,TJ- MS, Unimed e Assembléia legislativa.

Nos siga no Google Notícias