ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Governador propõe resolver conflito indígena com repasse da dívida estadual

Anny Malagolini e Leonardo Rocha | 16/06/2016 12:13

Para tentar resolver os conflitos de terras indígenas em Mato Grosso do Sul, o Governador Reinaldo Azambuja propôs ao Ministro Alexandre Moraes que o repasse da dívida estadual à união, feita mensalmente e que chega a R$ 100 milhões, seja usada na compra e demarcação de territórios no estado.

Durante agenda na governadoria, Azambuja lembrou que o estado já tem “estrututura” para realizar esse repasse, como o Fundo Estadual para Aquisição de Terras Indígenas (Funati). “Essas demarcações vão encerrar o conflito”, afirmou.

Acreditando ser a solução definitiva para o caso, Azambuja revelou que propôs a alternativa no ano passado, negociações com a Presidente afastada Dilma Roussef e para o Ministro da Justiça à época, Eduardo Cardoso, no entanto, a proposta não foi levada em diante pelo governo federal. “Só comprando fazendas, demarcando, é que se terá uma situação pacífica na região. Se não for por isso, dificilmente esse conflito vai diminuir no Mato Grosso do Sul”, disse.

O fundo orçamentário foi criado há dois anos, pelo ex-Deputado Estadual Laerte Tetila, com aprovação da Assembleia Legislativa, como uma alternativa de solução para o conflito no campo, mas nunca saiu do papel. Ele permite captar recursos financeiros para aquisição de terras de propriedades particulares consideradas terras indígenas. Com a aprovação do orçamento, o governo federal pode iniciar o direcionamento de recursos para que o Estado adquira as terras e doe para o governo federal iniciar o processo demarcação e destinação às famílias indígenas. 

Nos siga no Google Notícias