ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Enquanto velam índio, lideranças prometem invadir mais fazendas

Anny Malagolini e Helio de Freitas, enviado a Caarapó | 16/06/2016 11:12

Durante a cerimômia de despedida do agente de saúde Clodioudo Aguile Rodrigues dos Santos, 26 anos, morto a tiros em Caarapó, os indígenas da reserva Tey Kuê anunciaram que além da área da atual fazenda, mais três áreas foram ocupadas e ainda prometem tomar posse de mais territórios.

O ritual está sendo realizado na quadra de esportes da escola pública da reserva, e é acompanhado por por cerca de 100 pessoas. Os familiares informaram que o enterro será no local onde o índio foi encontrado morto, mas não revelaram o horário.

A Força Nacional foi enviada à cidade, à pedido do governador Reinaldo Azambuja(PSDB) ao Ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, e e cerca de 50 agentes devem seguir para à área de conflito. O local também está com reforço das Polícias Federal, Militar e Rodoviária Federal.

A situação também está sendo acompanhada pela Comitiva liderada por representantes da CDHM (Comissão dos Direitos Humanos e Minorias) da Câmara dos Deputados, sendo Zeca do PT, Vander Loubet (PT) e Paulo Pimenta (PT-RS) chegou na noite de ontem em Dourados, e visitaram os feridos que estão no Hospital da Vida.

Conflito -  Outros cinco indígenas que foram feridos a tiros durante o confronto foram encaminhados ao Hospital de Vida em Dourados, mas já tiveram alta. Apenas uma mulher ainda permanece internada. Clodioudo era filho do vice-capitão da reserva, Leonardo Isnardi, e foi uma das vítimas do confronto entre os indígenas e fazendeiros ontem na fazenda Yvu, próximo a aldeia Te’yikuê, em Caarapó.

Nos siga no Google Notícias