ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, DOMINGO  07    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Grupo de SP que crê na transformação da juventude foi 1º a chegar à canonização

Casal e duas amigas viajaram cerca de 600 km de carro até Campo Grande

Por Cassia Modena e Gabi Cenciarelli | 07/09/2025 07:33
Grupo de SP que crê na transformação da juventude foi 1º a chegar à canonização
Da direita para a esquerda: Pedro, Lucy Mara, Lucy Neide e Luana (Foto: Juliano Almeida)

A esperança na transformação de uma geração de jovens que "parece um pouco perdida" moveu o primeiro grupo a chegar à cerimônia de canonização de Carlo Acutis que ocorre neste domingo (7) na Capela do Milagre da Paróquia São Sebastião, em Campo Grande.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Devotos viajam 600 km de São Paulo a Campo Grande para canonização de Carlo Acutis. Movidos pela esperança na juventude, o grupo chegou de madrugada à Paróquia São Sebastião. A viagem, iniciada às 19h do sábado, demonstra a fé e devoção ao novo santo. Pedro Carlos, engenheiro e pai de dois jovens, busca a intercessão de Acutis por seus filhos. A história do santo, com familiares vivos, o aproxima dos fiéis. Carlo Acutis, conhecido como padroeiro da internet, faleceu aos 15 anos e é o primeiro santo millennial. A cerimônia, que lotou a paróquia, oficializa sua canonização.

Vieram de Cosmorama, no interior de São Paulo, e chegaram por volta das 2h o engenheiro Pedro Carlos Cangani Lopes, 52, a esposa e funcionária do setor agrícola, Lucy Mara Alves Nunes Lopes, 50, e duas amigas do casal. Foram quase 600 km de viagem de carro.

"Resolvemos de última hora. Na sexta-feira (5), surgiu a ideia, conversei com a minha esposa, convidamos as amigas e viemos. A devoção ao Carlo vem porque a gente enxerga nessa geração uma juventude um pouco perdida. Ele traz esperança", começa o engenheiro.

Lucy Mara revezou a direção do veículo com Pedro. Ela conta que saíram às 19h de sábado (6). "Nem dormimos, mas fomos muito bem recebidos. Valeu cada sacrifício", afirma.

Emocionado, Pedro Carlos conta que é católico desde criança e revela que trouxe um pedido particular ao santo. "Tenho dois filhos, Giovanni, de 27 anos, e Gabriel, de 18. Eu peço muito pela intercessão do Carlo por eles. O Giovanni ainda não é assíduo à Igreja, e eu peço que desperte nele esse amor por Jesus. Já o Gabriel está mais firme na fé e peço que continue perseverando", diz. O próprio pai começou a se dedicar mais à religião por volta dos 30 anos, por isso, acredita que ainda dá para aproximar o filho mais velho da fé.

Grupo de SP que crê na transformação da juventude foi 1º a chegar à canonização
Fiel veste camiseta que diz "seja original e não uma cópia" e "apenas reze", em referência a uma frase de Carlo (Foto: Juliano Almeida)

O pai destaca ainda outro ponto que chama a atenção na história do canonizado. "É um santo que tem pai, mãe e irmãos vivos, algo raro. Sentimos a presença dele em nossa família", finaliza.

"Loucura santa" - A cozinheira Lucy Neide Delima Rocha Marzocchi, 53, é uma das amigas do casal. Para ela, a emoção começou na decisão de vir para Campo Grande.

"Quando surgiu a ideia de vir, foi uma 'loucura santa'. A gente abraçou na hora. É gratificante estar aqui, vale muito a pena esse esforço. É uma fé que a gente sente de verdade", fala.

A outra amiga é a técnica de apoio educacional Luana Rocha Marzocchi, 27 anos, e da família de Lucy Neide. "Foi cansativo, mas emocionante. Durante a viagem, alguns dormiram, outros ficaram conversando e lembrando histórias. Chegar aqui e ver tudo de perto nos fortalece ainda mais na fé", conta.

Grupo de SP que crê na transformação da juventude foi 1º a chegar à canonização
Público da canonização é mistura de gerações (Foto: Juliano Almeida)

O santo millennial - Carlo Acutis morreu aos 15 anos, na Itália, após um quadro agudo de leucemia. Ficou popularmente conhecido como padroeiro da internet, já que usava as redes para evangelizar. Carlo será o primeiro santo da geração millennial, que inclui todos os nascidos entre as décadas de 1980 e 1990.

A cerimônia começou às 4h e lotou o salão social da Paróquia São Sebastião. Oficialmente, Carlo é um santo da Igreja Católica a partir de hoje.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.