A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

23/06/2013 17:41

Grupo pede doações e consegue apagar as pichações no Obelisco

Ângela Kempfer
Jovens fizeram mutirão de pintura no Obelisco, na Afonso PednaJovens fizeram mutirão de pintura no Obelisco, na Afonso Pedna

Depois dos protestos dos último três dias, a turma que integrou a ala pacífica nas manifestações resolveu dar um jeito no que ficou de ruim pela cidade. Pelo Facebook, eles pediram doações e hoje à tarde o mutirão de 11 pessoas providenciou a pintura do Obelisco, na avenida Afonso Pena.

Ainda com a bandeira do Brasil e as conversas que foram para as ruas em todo País, por educação, saúde e respeito aos direitos, eles empunharam 3 rolos de pintura e uma lata de 18 litros de tinta branca para cobrir as pichações. O material veio depois pedidos de doação na rede social.

Enorme, a palavra “corrupção” sujava em preto um dos símbolos da cidade. Um protesto que, na avaliação do organizador da limpeza, não passa de um crime. “A pessoa vem e picha ‘corrupção’ que é um crime, e também passa a ser criminosa por danificar o patrimônio público”, diz o psicólogo Ronilço Guerreiro.

De quem passava de carro pela avenida, a reação era sempre de incentivo, na base da buzina ou com fotos, aceno de mão e gritos.

É a segunda pintura no mesmo local em um mês. Há algumas semanas, ele e amigos também encobriram outra pichação no Obelisco. O que mais incomodava era palavrão em letras garrafais.

“Ficava com vergonha em saber que nesta avenida, onde passam milhares de pessoas todos os dias, estava escrito ‘Porra Chorão’”, lembra Ronilço sobre a frase escrita depois da morte do líder da banda Charlie Brown Jr.

Apesar de idas e vindas ao mesmo ponto, sempre para apagar a sujeira do outro, o grupo não desiste e já articula um movimento permanente para limpar a cidade sempre que for preciso.

Se novas doações de tinta forem feitas, a próxima parada será na Concha Acústica da Praça do Rádio, também pichada durante os protestos.

O estudante Giovani Arakaki participou dos protestos em Campo Grande na quinta-feira e no sábado. Ele conta que não chegou a ver nenhuma sessão de vandalismo porque sempre ficou com a ala pacífica da manifestação. “Ficava sabendo só depois pela imprensa”.

Mas para quem prefere destruir a usar a criatividade, o jovem de 19 anos ensina: “Eu fui para a praça com o cartaz ‘Menos corrupção, mais abraços’ e fiquei a noite toda recebendo abraço das pessoas”, lembra.



Caro Ygor Barbosa, se todos nos brasileiros tivesse o mesmo penssamento seu estariamos ferrado, pois não é só do poder publico limpar a sujeira feita por vandalos e sim começando por nos mesmo e dando uma lição de educação para q essas pessoas q sujam o nosso espaço se ligue e tome conciencia a não fazer mais isso.

 
Ronaldo Aranda em 24/06/2013 14:27:12
ÓTIMO EXEMPLO QUE TODOS DEVERIAM SEGUIR!
PARABÉNS AO GRUPO...
 
Carla Lopes em 24/06/2013 12:25:45
Parabéns!!! Admiro muito as pessoas que tem consciência do que é ser cidadão!!!
 
Mariluci Amaral em 24/06/2013 11:11:40
MEU QUERIDO IGOR NÃO FIQUE ESPERANDO SÓ PELO PODER PÚBLICO, SE AS PESSOAS TIVESSE UM POUQUINHO DE EDUCAÇÃO E CONSCIÊNCIA, ESSES NOSSOS PATRIMÔNIOS NÃO ESTARIA PINCHADO...PENSE NISSO...
 
ROSALIA MARTINS em 24/06/2013 10:31:28
Cidadania, exemplo, respeito, dignidade e outras virtudes mais são encontradas nesse grupo. Ainda existe esperança para nossa juventude. Parabéns.
 
Alex André de Souza em 24/06/2013 10:04:02
Cidadania, exemplo, respeito, dignidade e outras virtudes mais são encontradas nesse grupo. Ainda existe esperança para nossa juventude. Parabéns.
 
Alex André de Souza em 24/06/2013 09:55:32
Parabéns a todos que participaram, e principalmente ao Ronilço, mesmo sem conseguir se eleger mostra o papel que um político deveria ter, dando um belo exemplo! YESSS! se melhorar melhora!
 
Wellington Rodrigues em 24/06/2013 09:21:28
PARABÉNS a estes jovens ,que mais uma vez demonstraram que com pequenas ações pode se mover o mundo, mais uma vez parabéns me sinto cada vez mais orgulhosa de saber o quanto estes jovens estão mais conscientes e valorizando sua cidade.
 
silvana baroni em 24/06/2013 08:26:35
BELO EXEMPLO...
 
leil calves em 24/06/2013 08:09:11
Massa, parabéns a todos os participantes.
 
Ricardo Zanin Ferencz em 24/06/2013 08:06:34
Parabéns a este grupo, isto é cidadania. Mas muito original e digno de admiração também o último paragráfo:
"Mas para quem prefere destruir a usar a criatividade, o jovem de 19 anos ensina: “Eu fui para a praça com o cartaz ‘Menos corrupção, mais abraços’ e fiquei a noite toda recebendo abraço das pessoas”, lembra."

 
CINTIA DUTRA em 24/06/2013 07:14:06
Simplesmente FANTÁSTICA a atitude desses brasileiros. É dessa consciência política que precisamos para mudar o Brasil.
 
Ronaldo Pissurno em 24/06/2013 07:02:33
Parabens pela iniciativa, exemplo máximo de cidadania. Bem que um vereador podia ter feito isso , teria sido um exemplo ainda maior!
 
Bruno Maddalena em 24/06/2013 06:15:07
Parabéns às pessoas que tiveram a iniciativa, a mídia só está preocupada em mostrar o lado ruim das manifstações, dar ênfase aos grupos pequenos que causam arruaças. Quero ver o quanto de comentários que essa notícia vai ter, se fosse algo dizendo sobre vandalismo que aconteceu no protesto, garanto que a página já estaria cheia! Parabéns novamente!
 
André Serra em 24/06/2013 06:00:00
Parabéns! assim sim!
Ensinar pelo exemplo. Usar a postura como o melhor meio de manisfestar-se!

 
Magda Correa em 23/06/2013 21:45:56
Que lindo! Me emocionei com esta turma. Lembrei da historinha que ouvi sobre uma pessoa que pegava as estrelas do mar e jogava de volta no mar... Para esta eu fiz minha parte!

Parabéns ao guerreiro e sua turma.
 
julia santos em 23/06/2013 21:45:00
bela iniciativa, belo exemplo de cidania e respeito a coisa pública, o obelisco não é apenas um símbolo é um marco, parabéns a todos vocês.
 
andre luiz maluf de araujo em 23/06/2013 20:34:16
PARABÉNS AO GRUPO, VAMOS CONTINUAR COM AS MANIFESTAÇÕES PACÍFICAS E ORDENADAS! ACORDA BRASIL!!
 
Paulenir de Barros em 23/06/2013 19:56:29
Quem deveria limpar isso era a prefeitura, que por sinal nao faz nada, a cidade esta toda pichada, orla, bairros, centro, pracas sujas e mal cuidadas, praça das araras está horrivel...acorda bernalllll