ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, TERÇA  26    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Guarda municipal é afastado após atirar contra jovem no Aero Rancho

Servidor da segurança pública foi identificado pela Polícia Civil, e o caso foi enviado ao Ministério Público

Por Clara Farias | 26/08/2025 09:20
Guarda municipal é afastado após atirar contra jovem no Aero Rancho
Jovem, de 21 anos, que sofreu tentativa de homicídio ao lado de mãe em frente a Sesdes (Foto: Paulo Francis)

A dona de casa Dauva Rodrigues de Jesus, 49 anos, procurou a Sesdes (Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social) na tarde desta segunda-feira (25) para registrar denúncia na Corregedoria contra o guarda municipal apontado como autor da tentativa de homicídio contra seu filho, de 21 anos.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Mãe denuncia guarda municipal por tentativa de homicídio contra filho em Campo Grande. O agente teria efetuado disparos após discussão em frente à residência da família há um mês. A Polícia Civil confirmou a identidade do guarda e encaminhou o caso ao Ministério Público. Dauva Rodrigues de Jesus, mãe da vítima, registrou denúncia na corregedoria da Sesdes (Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social). Ela alega que o guarda estava embriagado e que a corporação tentou abafar o caso. A família pede o afastamento do servidor e justiça.

O caso ocorreu há pouco mais de um mês, quando o agente, segundo a vítima, teria efetuado disparos de arma de fogo após uma discussão em frente à casa da família no Aero Rancho, na região sul de Campo Grande.

Segundo Dauva, a confirmação de que o autor dos disparos é integrante da Guarda Municipal foi dada pela própria Polícia Civil, e conforme relatado à mãe, o caso foi enviado ao Ministério Público. "Um cara que deveria proteger a população não pode sair atirando em um jovem de 21 anos, depois de encher a cara de cachaça, pilotando moto armado”, relatou.

A mãe conta que o guarda estava bebendo em uma conveniência que funciona em anexo à sua residência. Ao sair do local, teria fechado o portão da família e iniciado a confusão. “Meu filho só não morreu porque foi livramento de Deus. Se não fosse isso, eu já teria enterrado meu filho há mais de um mês. Isso é impunidade, é injustiça. Esse homem não está preparado para estar nas ruas”, desabafou.

Guarda municipal é afastado após atirar contra jovem no Aero Rancho
Dauva Rodrigues em frente à Sesdes (Foto: Paulo Francis)

Dauva afirma ainda que, após o caso, integrantes da própria corporação estiveram em sua casa questionando o ocorrido e tentando negar o envolvimento de um guarda municipal.

“Eles disseram que era fake news, trouxeram até cápsulas de bala para tentar provar que não era arma da corporação. Mas eu mostrei que eram munições ponto 40, as mesmas que eles usam. Isso me deixou ainda mais preocupada, porque mostra que tentaram abafar o caso”, disse.

Agora, a expectativa da família é de que a Sesdes investigue o caso e adote providências para afastar o servidor. “Eu quero justiça e vou cobrar. Não é possível que ele continue trabalhando normalmente, como se nada tivesse acontecido. Isso coloca em risco a vida de outras pessoas", completou Dauva. A dona de casa passou pela ouvidoria da Sesdes e, depois, conversou com o secretário responsável pela pasta, Anderson Gonzaga.

O titular da Sesdes, Anderson Gonzaga, afirmou ao Campo Grande News que a corporação acompanhou a investigação junto à Polícia Civil e que o guarda foi afastado assim que houve a identificação. "Recolhemos o armamento do servidor, inclusive o armamento dele para a Polícia Civil, para passar por perícia." O afastamento do guarda foi publicado na edição do dia 11 de julho.

Caso - O jovem, de 21 anos, foi perseguido e quase morto a tiros na tarde de 8 de julho, na Rua Anhembi, no Jardim Aero Rancho. Toda a ação foi registrada por câmeras de segurança.

As imagens mostram o momento em que um homem, pilotando uma motocicleta vermelha, persegue o rapaz e atira contra ele. A vítima aparece correndo pela rua, e após o primeiro disparo, grita “ai, ai”. O autor, que também grita “para”, efetua ao menos três disparos.

Em seguida, guarda a arma na cintura e segue pela mesma direção do rapaz. A gravação mostra que o crime ocorreu às 16h32.

O jovem conseguiu escapar ao ver o ex-patrão passando de carro. “Meu filho pulou na frente do carro e gritou ‘me socorre’. O patrão contou que abriu a porta para ele entrar e saiu correndo com o carro, com medo do cara atirar neles”, contou a mãe.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.