ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Guarda retira famílias que invadiram nova área destinada à favela

Renan Nucci e Filipe Prado | 04/12/2014 08:46
Guarda Municipal esteve no local para acompanhar a saída das famílias. (Foto: Marcos Ermínio)
Guarda Municipal esteve no local para acompanhar a saída das famílias. (Foto: Marcos Ermínio)
O reciclador Júlio de Oliveira diz que famílias não têm para onde ir. (Foto: Marcos Ermínio)
O reciclador Júlio de Oliveira diz que famílias não têm para onde ir. (Foto: Marcos Ermínio)

Durou pouco a invasão de uma área localizada no Conjunto Leon Denizart Conte, região do Jardim Noroeste, e que foi destinada aos moradores da Favela da Cidade de Deus. Na noite de ontem (03), a Guarda Municipal de Campo Grande esteve no local para retirar as cerca de 120 famílias que começaram a chegar na segunda-feira (01), na expectativa de que fossem beneficiadas por algum projeto habitacional.

Segundo o reciclador Júlio de Oliveira, 53 anos, os guardas fizeram ameaças e derrubaram barracos. Ele conta que as famílias, assustadas, deixaram o local rapidamente, porém, algumas ainda permanecem por lá. Uma mulher chegou a correr com os filhos em um carrinho de reciclagem. “A maioria não têm para onde ir”, disse Júlio. Desabrigado, ele está na rua com seus poucos pertences.

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, aproximadamente 50 guardas chegaram ao local por volta das 22h. Ao notar a presença da corporação, os invasores deixaram o loteamento por conta própria, sem a necessidade do uso de força. Equipes da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) e da Emha (Agência Municipal de Habitação) fazem a limpeza do local.

Impasse - As famílias que moram na favela Cidade de Deus, localizada aos fundos do Bairro Dom Antônio Barbosa, são contra a transferência para o Jardim Noroeste. Um dos motivos é que a nova moradia fica longe do local de trabalho da maior parte dos moradores, ou seja, o aterro sanitário, popularmente conhecido como "lixão".

Outro fator posto em evidência é que os habitantes do Leon Denizart Conte não querem a transferência dos ocupantes da Cidade de Deus para o bairro, alegando haver falta de estrutura. Além disso, no bairro já existem cerca de 200 famílias acampadas. Além de todos os entraves mencionados, também existe o fato de que o novo terreno tem capacidade para abrigar apenas 200 das 450 famílias que vivem na Cidade de Deus.

Nos siga no Google Notícias