ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Moradores protestam contra transferência de favela para Noroeste

Alan Diógenes | 19/11/2014 11:15
Moradores disseram que área está sendo limpa para a transferência das famílias. (Foto: Pedro Peralta)
Moradores disseram que área está sendo limpa para a transferência das famílias. (Foto: Pedro Peralta)

Cerca de 30 moradores do Conjunto Leon Denizart Conte, próximo ao Jardim Noroeste, em Campo Grande, realizaram um protesto, na manhã desta quarta-feira (10), contra a transferência de 800 famílias da favela Cidade de Deus, na região do Dom Antônio Barbosa, para o local. Segundo os moradores, não existe infraestrutura na região para comportar as famílias.

O presidente do bairro, Carlos Henrique Fastino, 51 anos, ficou sabendo do fato através de um funcionário da prefeitura. “Essa pessoa me informou a situação e disse que o prefeito quer sigilo em seleção à transferência. Depois vimos as máquinas limpando lá em baixo e ficamos preocupados a ponto de promover esse protesto”, explicou.

Carlos explica que não existe infraestrutura adequada no bairro para receber as famílias. “Onde eles querem colocar o pessoal é um local onde fica alagado quando chove, por que a água desce do bairro para lá. Sem falar que o Ceinf (Centro de Educação Infantil), o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e a praça que iriam construir, até agora não foram finalizados. O posto de saúde do Noroeste também está superlotado. Precisamos de estrutura para receber mais gente”, informou.

A presidente do Clube das Mães, Mary Deleon, 49 anos, falou que no bairro existe um assentamento, onde vivem cerca de 200 famílias acampadas em barracos. Ela disse que até agora a prefeitura não conseguiu resolver o problema destas pessoas.

“Como é que eles querem trazer as famílias se não arrumaram um lugar nem para os acampados que já vivem aqui. Ontem, por exemplo, a Enersul veio até o acampamento e desligou a energia dos moradores que estava ligada de forma irregular”, destacou.

Moradora do local, a assistente social Denise Alvez dos Vasconcelos, 51 anos, disse que para trazer as famílias, a prefeitura deveria primeiramente dar moradias adequadas. “Ficamos sabendo que a prefeitura vai dar um kit barraco para as famílias da Cidade de Deus morarem aqui, ou seja, madeiras e telhas de finas. Vê se isso é condições de moradia”, apontou.

Os manifestantes disseram que não são contra a transferência das famílias da Cidade de Deus para o bairro, e sim contra a prefeitura que não deu infra-estrutura para os moradores do local, muito menos dará para as novas famílias que irão chegar.

O Campo Grande News procurou a Prefeitura de Campo Grande, mas não teve retorno ao e-mail enviado até a publicação desta matéria, para obter mais esclarecimentos sobre o protesto e sobre o projeto de transferências das famílias da facela Cidade de Deus.

Presidente do bairro disse que não existe estrutura no bairro para trazer as famílias. (Foto: Pedro Peralta)
Presidente do bairro disse que não existe estrutura no bairro para trazer as famílias. (Foto: Pedro Peralta)
Mary afirmou que já existem 200 famílias assentadas no local que ainda não conseguiram moradias. (Foto: Pedro Peralta)
Mary afirmou que já existem 200 famílias assentadas no local que ainda não conseguiram moradias. (Foto: Pedro Peralta)
Nos siga no Google Notícias