ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Há 12 dias em UPA, idosa com insuficiência cardíaca aguarda vaga em hospital

Mesmo com ordem da Justiça, paciente internada em UPA aguarda vaga em hospital

Clayton Neves | 02/07/2019 20:23
Ana Maria da Silva, de 64 anos, em leito da UPA Moreninhas. (Foto: Direto das Ruas)
Ana Maria da Silva, de 64 anos, em leito da UPA Moreninhas. (Foto: Direto das Ruas)

Internada desde o dia 20 de junho na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) das Moreninhas, Ana Maria da Silva, de 64 anos, espera por uma vaga em um hospital de Campo Grande. A idosa, que apresenta quadro de insuficiência cardíaca, conseguiu na Justiça ordem para transferência, no entanto, até agora a vaga não foi liberada.

Neide Aparecida da Silva, de 45 anos, filha da paciente, contou que a mãe deu entrada na UPA depois de depois de ter uma hemorragia. Com histórico de problemas cardíacos, a idosa e passou por uma cirurgia no coração no dia 24 de janeiro.

“Agora ela está no oxigênio e tem dificuldade até para comer porque não pode tirar o ar. Ela fala bem pouco e está fraca. Se algo não for feito minha mãe vai acabar morrendo na UPA”, afirma a filha.

Desesperada com a situação, Neide procurou a Defensoria Pública no último dia 22 e conseguiu decisão para que a transferência de Ana Maria fosse feita para um hospital, mesmo assim, a ordem não foi cumprida.

No dia 27 de junho, o juiz José Henrique Franco emitiu liminar determinando bloqueio de R$ 30 mil dos cofres da Prefeitura de Campo Grande para custear internação da idosa em uma unidade de saúde, no entanto, Ana Maria segue no leito da UPA.

“É uma humilhação e um descaso estarem negando vaga para um paciente desse jeito. Os médicos da UPA não podem fazer mais nada, ela precisa da vaga no hospital”, explica a filha.

Em resposta, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) disse que “a paciente ainda estava em processo de regulação, mas que deve ser transferida para o Hospital Regional ainda nesta terça-feira (2).  

Nos siga no Google Notícias