ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Hackers bloqueiam sistema de informática do Conselho de Enfermagem

A entidade teme que os dados armazenados no servidor sejam corrompidos e utilizados de maneira criminosa

Viviane Oliveira | 04/09/2018 17:18

Piratas de computador invadiram e bloquearam o sistema do Coren (Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul) localizado na Rua Dom Aquino, no Centro de Campo Grande. O fato foi registrado às 11h42 desta terça-feira (4).

Conforme boletim de ocorrência, registrado pelo advogado da entidade, o técnico de informática da órgão descobriu que alguém tinha invadido o sistema de informática do conselho por meio de um vírus conhecido como Cavalo de Troia (programa usado para infectar sistema de computador).

A entidade teme que os dados armazenados no servidor sejam corrompidos e utilizados de maneira criminosa. Segundo o registro, o hacker alterou o nome e a senha do sistema onde estão armazenados os dados de todos os profissionais de enfermagem cadastrado no Conselho. Dados que comprovam a invasão do sistema será entregue a polícia. Mensagem, disponível no site, avisa que o sistema está fora do ar. Veja, abaixo, a mensagem. 

Mensagem consta no site do Conselho
Mensagem consta no site do Conselho

Segundo o secretário do Conselho, Rodrigo Alexandre Teixeira, uma empresa de São Paulo especializada no assunto foi contratada para solucionar o caso. A situação ainda está em processo de análise e diagnóstico. "Esse vírus sequestra os dados do sistema e pede resgate. A empresa trabalha para reverter a situação. Mais breve possível o caso será solucionado", afirma. Ele relata ainda que só não foi solicitado o resgate porque o sistema não foi reiniciado.

A clínica Campo Grande também teve arquivos armazenados em computador invadidos por hackers, que bloquearam todos os dados e ainda pediram 300 dólares em bitcoins (moeda virtual baseada em criptografia). O boletim de ocorrência foi registrado no fim da tarde de ontem (3) pelo gerente administrativo de uma das unidades localizada na Rua Marechal Rondon, no Centro.

Para não virar alvo desses criminosos, algumas medidas devem ser adotadas como instalar antivírus, fazer cópia de segurança de arquivos com frequência, atualizar sempre o sistema operacional e nunca abrir anexos de remetentes desconhecidos.

Nos siga no Google Notícias