A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

07/01/2013 11:38

Hemosul abre semana com estoque de plaquetas tipo O- zerado

Francisco Júnior

O Hemosul (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul) está precisando com urgência de doações de plaquetas do tipo sanguíneo O negativo.

Conforme a assessoria de imprensa, o estoque está zerado e a do tipo A negativo já está em baixa. Com o período de férias e muitos voluntários viajando, as doações de sangue diminuem o que agrava o problema já que as plaquetas só duram cinco dias e não tendo doadores, não tem como repor o estoque.

O sangue contém grande quantidade de plaquetas e parte delas pode ser doada sem causar prejuízo algum à saúde do doador. A doação de plaquetas ajuda muitas pessoas, principalmente as que sofrem de leucemia e outros tipos de câncer.

A forma mais comum de coleta de plaquetas é por meio da doação de sangue. Após a coleta, a bolsa de sangue é encaminhada para o fracionamento, em que é separada em quatro componentes: concentrado de hemácias, plasma, plaquetas e crioprecipitado (fatores de coagulação). As plaquetas são armazenadas a uma temperatura de 20 a 24°C, sob agitação constante por três a cinco dias.

Para doar sangue é necessário estar munido de um documento com foto (carteira de identidade, trabalho ou habilitação), ter entre 16 e 67 de anos, sendo que os menores de idade só poderão realizar a doação mediante autorização dos pais ou responsável. Além disso, é necessário estar bem alimentado, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas doze horas nem mesmo socialmente, e pesar no mínimo 55 kg.

Os interessados devem comparecer ao Hemosul na avenida Fernando Correa da Costa, 1.304, Centro de Campo Grande. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira no período das 7h às 17h30.



seria interessante que houvesse uma lei na qual pelo menos os funcionarios publicos deveriam doar sangue pelo menos duas vezes ao ano, sendo obrigatório, eles ainda ganham ficando em casa por doar mas ninguem vai, igual votar, nao recebe se nao vota, nao recebe se nao doa....
 
samella valle em 07/01/2013 17:42:51
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions