ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Hemosul abre semana com estoque de plaquetas tipo O- zerado

Francisco Júnior | 07/01/2013 11:38

O Hemosul (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul) está precisando com urgência de doações de plaquetas do tipo sanguíneo O negativo.

Conforme a assessoria de imprensa, o estoque está zerado e a do tipo A negativo já está em baixa. Com o período de férias e muitos voluntários viajando, as doações de sangue diminuem o que agrava o problema já que as plaquetas só duram cinco dias e não tendo doadores, não tem como repor o estoque.

O sangue contém grande quantidade de plaquetas e parte delas pode ser doada sem causar prejuízo algum à saúde do doador. A doação de plaquetas ajuda muitas pessoas, principalmente as que sofrem de leucemia e outros tipos de câncer.

A forma mais comum de coleta de plaquetas é por meio da doação de sangue. Após a coleta, a bolsa de sangue é encaminhada para o fracionamento, em que é separada em quatro componentes: concentrado de hemácias, plasma, plaquetas e crioprecipitado (fatores de coagulação). As plaquetas são armazenadas a uma temperatura de 20 a 24°C, sob agitação constante por três a cinco dias.

Para doar sangue é necessário estar munido de um documento com foto (carteira de identidade, trabalho ou habilitação), ter entre 16 e 67 de anos, sendo que os menores de idade só poderão realizar a doação mediante autorização dos pais ou responsável. Além disso, é necessário estar bem alimentado, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas doze horas nem mesmo socialmente, e pesar no mínimo 55 kg.

Os interessados devem comparecer ao Hemosul na avenida Fernando Correa da Costa, 1.304, Centro de Campo Grande. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira no período das 7h às 17h30.

Nos siga no Google Notícias