A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

16/05/2012 12:53

Hemosul de Campo Grande precisa com urgência de doação de plaquetas

Viviane Oliveira

O Hemosul (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Mato Grosso do Sul) continua registrando poucas doações de sangue por conta do período de frio.

A preocupação da unidade é manter principalmente o estoque de plaquetas que está baixo. Todas as tipagens sanguíneas são bem vindas, em especial o A e O negativo e ainda o AB positivo.

Regularmente, o Hemosul registra cerca de 120 doações por dia, sendo que a meta ideal seria de 200 bolsas de sangue. Na época de frio, o movimento cai chegando a 65 coletas. De acordo com a assessoria do Hemosul, as plaquetas só podem ser utilizadas por cinco dias após a coleta do sangue.

A orientação é para quem for tomar a vacina contra a gripe realizar a coleta de sangue antes, já que o corpo fica inapto para doações por um período de um mês.

Doação - As pessoas interessadas em serem doadoras precisam ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50 quilos e estar bem alimentados. Não podem doar sangue pessoas que: tiveram hepatite depois dos dez anos de idade; doença de chagas ou tiveram relações sem o uso de preservativo; pessoas que compartilham seringas no uso de drogas injetáveis, pessoas infectadas pelo HIV.

O Hemosul está localizado na avenida Fernando Correa da Costa, 1.304, esquina com rua Padre João Crippa. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30, e nos sábados das 7h às 12 horas.



É uma pena que um órgão desta importância para sociedade "não seja considerado como de serviços essenciais" já que nos feriados e pontos facultativos fecha suas portas. Eu que moro no Interior do MS procuro o Hemosul desde ontem (30.05.13) para fazer doação e não consigo. E é que estou querendo fazer doação voluntária!!!!!
 
Francisco Bezerra de Carvalho Neto em 31/05/2013 09:24:26
gostaria que a assistencia social, se preocupasse um pouquinho com o lado social e como voces tem a data de aniversario dos doadores, mandassem pelo menos uma cartinha ou um telefonema para não parecer que voces querem somente o nosso sangue.
 
edson dalcantara rodrigues coimbra em 09/10/2012 20:06:20
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions