ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Homem de 38 anos morre após cirurgia de redução no estômago

Viviane Oliveira e Mariana Lopes | 03/04/2013 16:29
O irmão de Rudney, Rodrigo, passou pela mesma cirurgia em novembro do ano passado. (Foto: Vanderlei Aparecido)
O irmão de Rudney, Rodrigo, passou pela mesma cirurgia em novembro do ano passado. (Foto: Vanderlei Aparecido)

Um homem, de 38 anos, morreu na noite de ontem após fazer uma cirurgia de redução de estômago. Rudney Rosa Ribeiro saiu da sala de cirurgia às 15h30, depois de uma hora, o paciente chegou a conversar com a família no CTI (Centro de Terapia Intensiva) de um hospital particular, em Campo Grande. Por volta das 23h, ele começou a passar mal. Segundo a família, a vítima morreu em decorrência de uma embolia pulmonar que resultou em parada cardíaca.

Irmão da vítima, Rodrigo Rosa Ribeiro, de 37 anos, conta que, no ano passado, fez uma cirurgia de redução de estômago e incentivava o irmão a fazer o mesmo procedimento. “A minha família tem tendência a obesidade. Em novembro do ano passado, eu fiz a cirurgia e outro irmão passou pela mesma operação em outubro”, disse.

Ainda de acordo com o irmão, Rudney media 1,85 metro de altura e pesava 145 quilos. “Ele estava animado e confiante no resultado. Eu o incentivava porque, hoje, eu vivo muito bem após a cirurgia de redução”, afirma.

O irmão conta que no sábado havia ido com Rudney ao supermercado fazer compras para dieta dele. “Não acredito em erro médico, ele estava bem amparado pela equipe médica. O corpo reage ao pós-operatório, mas depois a vida segue normalmente”, destaca.

Rudney deixou uma esposa e três filhos, um de 9, 7 e 3 anos. “A mulher dele também estava pensando em fazer a cirurgia, mas acho que agora não vai ter mais coragem”, finaliza Rodrigo.

Vítimas - Em setembro do ano passado a funcionária pública Jurema Cristina Pereira Lima, de 29 anos, fez o procedimento de redução de estômago e morreu por causa de uma infecção generalizada.

No caso de Jurema, a família contou que dois grampos da cirurgia estouraram um dia após o procedimento, quando ela já estava na enfermaria. A paciente foi transferida para o CTI, onde ficou por 45 dias e passou por outras duas cirurgias.

Um pouco antes, em maio do mesmo ano, Juliana Ribeiro Campos, de 24 anos, morreu 10 dias após fazer a cirurgia. Segundo a família, ela teve complicações quando estava às vésperas de receber alta, após fazer endoscopia e engolir secreção.

A cirurgia de redução de estômago é considerada uma intervenção de grande porte e indicada para um pequeno grupo, cujo IMC (Índice de Massa Corpórea) esteja acima dos 35.

Pela normatização da SBCBM (Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica), apenas pacientes com idade entre 18 e 65 anos podem fazer a cirurgia.

Nos siga no Google Notícias