Hospital Universitário fecha ambulatório nesta quarta-feira
Santa Casa já tinha determinado hoje restrição nos atendimentos em função do avanço do coornavírus
Os atendimentos ambulatoriais do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian – Humap-UFMS serão suspensos a partir de amanhã (18).
De acordo com a direção do Humap, a ação foi tomada diante da necessidade de adoção de medidas emergenciais visando à redução da circulação de pessoas de Mato Grosso do Sul. Não há previsão para retorno dos atendimentos.
O objetivo, segundo a nota, é evitar contaminações em grande escala e preservar a saúde da população. A medida leva em consideração o pronunciamento oficial do Ministério da Saúde por meio do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE Covid-19), na manhã do dia 13 de março de 2020; considerando Instrução Normativa nº 19, do Ministério da Economia, publicada no Diário Oficial da União (DOU), no dia 12 de março de 2020; considerando o Ato nº 2/2020, do Presidente do Senado Federal, que dispõe prevenção da transmissão do Covid-19.
A direção da Humap diz que vai “assim que for possível retomar o atendimento convencional, o Humap-UFMS entrará em contato com os pacientes para realizar novos agendamentos”.
UFGD - Em reunião na segunda-feira (16), o Comitê de Gerenciamento de Crise do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) determinou a suspensão, por tempo indeterminado, das atividades acadêmicas presenciais (aulas, estágios e residências) realizadas nas dependências do hospital, bem como das visitas e troca de acompanhantes dos pacientes internados, a presença de doulas na maternidade, as atividades de voluntários (doulas comunitárias e da Capelania), além das consultas ambulatoriais e cirurgias eletivas. Estão mantidos apenas os atendimentos de urgência e emergência.
O objetivo é restringir ao máximo o trânsito de pessoas no ambiente hospitalar, a fim de evitar a propagação do Coronavírus para fazer frente à pandemia Covid-19, atendendo às orientações das autoridades governamentais, da Reitoria da UFGD e da direção da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.
Santa Casa - Depois de restringir a circulação de pessoas e proibir a entrada de visitantes nas áreas verde e vermelha do pronto-socorro SUS e do Prontomed, a Santa Casa de Campo Grande tomou mais uma medida drástica na tentativa de conter a transmissão do novo coronavírus dentro da unidade.
A partir de hoje (17), novos pacientes não serão recebidos no ambulatório para consultas ou outros atendimentos. Quem já estava sendo acompanhado, deve retornar para os procedimentos agendados.