ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Capital

IBGE deve divulgar índice de desemprego no final do ano e com pesquisa detalhada

Mariana Lopes | 15/10/2013 17:00
Wasmália e o novo chefe de unidade do IBGE de MS, Mario Frazeto (Foto: Simão Nogueira)
Wasmália e o novo chefe de unidade do IBGE de MS, Mario Frazeto (Foto: Simão Nogueira)

O índice de desemprego de Mato Grosso do Sul deve ser divulgado até o final deste ano e contendo informações detalhadas sobre o mercado de trabalho do Estado e de Campo Grande, segundo a presidente nacional do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Wasmália Bivar.

O que antes era feito somente nos grandes polos do Brasil, agora será realizado em todos os estados do País, porém, com o resultado de uma pesquisa mais aprofundada e com mais informações. O objetivo, segundo Wasmália, é de que o índice seja atualizado a cada três meses, a partir de 2014.

Na pesquisa, terá dados sobre as áreas em expansão na região, número de trabalhadores por serviço, atividade mais rentável, entre outros pontos que definirão o perfil do mercado de trabalho de cada estado.

“Esse estudo será importante para avaliar a estrutura das empresas, para o empregador visualizar o perfil do trabalhador, e até para a classe assalariada poder se organizar e reivindicar seus direitos”, explicou Wasmália.

Mato Grosso do Sul deve ter o resultado divulgado na primeira demanda de estados, pois, de acordo com a presidente do IBGE, as pesquisas daqui estão bem encaminhadas e em dia com o cronograma.

Contudo, Wasmália enfatizou que o Estado se destaca pela agropecuária, mas que cresce muito no setor da indústria e tem potência para ser um polo de prestação de serviço.

“É um estado novo, com baixa densidade populacional, mas que tem se estruturado, e a capital está cada vez mais moderna e ativa”, comentou Wasmália.

Outra novidade que a presidente do IBGE destacou é a pesquisa inédita que está sendo realizada no campo da saúde, com foco em doenças crônicas. “Vamos coletar sangue, aferir pressão, medir índice de gordura, tudo para conhecer melhor a saúde da população”, explicou Wasmália.

Segundo ela, a pesquisa está em andamento e a previsão para divulgar o resultado é no primeiro trimestre do ano que vem.

A nova contagem do senso demográfico de Mato Grosso do Sul e Campo Grande deve começar a ser feita em meados de 2015 para ser divulgado o resultado no final do ano. “E será mais detalhada, não terá apenas informações de número da população, idade e sexo, vai ter muito mais conteúdo”, justifica Wesmália.

A presidente do IBGE esteve em Campo Grande nesta terça-feira (15), para a posse do novo chefe de unidade da Capital, Mário Alexandre Frazeto. Ele entrou no lugar da Carmelita Estavam de Souza, que ficou 12 anos na chefia do órgão e deve se aposentar até 2014.

Nos siga no Google Notícias