ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Idosos continuam na fila por vacina, mas Sesau orienta a esperar nova remessa

Quem não conseguiu vacina realizou nova peregrinação pelo terceiro dia em Campo Grande

Izabela Sanchez e Lucas Mamédio | 26/03/2020 08:48
Na fila, de pé ou sentado, no sol ou na somba para conseguir senha na esquina da Afonso Pena com a Rua 14 de Julho (Foto: Kisie Ainoã)
Na fila, de pé ou sentado, no sol ou na somba para conseguir senha na esquina da Afonso Pena com a Rua 14 de Julho (Foto: Kisie Ainoã)

A insistência é uma das marcas de quem viveu bastante para contar história. Nesta quinta-feira (26), mesmo com informação divulgada pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) ontem de que todas as doses para vacinar contra a gripe tinham sido esgotadas, fila imensa de idosos em farmácia do centro é tentativa após tentativa de pegar as últimas doses remanescentes.

Mesmo sem ter informações oficiais, esses idosos e idosas foram pelo terceiro dia seguido peregrinar em busca de imunização contra influenza e tiveram a sorte, alguns, de encontrarem as últimas 70 doses na Droga 10 no cruzamento entre a Avenida Afonso Pena e a Rua 14 de Julho.

Fila imensa, na sombra do telhadinho curto das lojas ao lado, sentados em algumas cadeiras, e até de pé, com apoio de bengala, é o jeito de quem está em alerta para não ver na gripe uma preocupação adicional. Ainda que a vacina não imunize contra o novo coronavírus, tirar a gripe do caminho já ajuda esse público vulnerável.

O jeito é sentar para esperar (Foto: Kisie Ainoã)
O jeito é sentar para esperar (Foto: Kisie Ainoã)

As senhas acabaram em 20 minutos, depois de terem sido distribuídas por volta das 8h. Fiscal da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) também acompanhava o movimento.

Personagem de reportagem do Campo Grande News na quarta-feira (25), o aposentado José Cordeiro de Lima, 69, trocou a frustração de ontem pelo alívio desta quinta-feira. Ele não conseguiu vacina ontem, mas voltou hoje e estava feliz de senha na mão.

“Finalmente consegui”, disse o aposentado José Cordeiro de Lima, 69.

Quem também garantiu senha, e vive longe, no Oliveira I, foi Jucira Soares de Oliveira, que ainda é diabética. Ela peregrinou, de carro, pelo terceiro dia seguido junto com o marido. “Orientaram para vir hoje que talvez conseguiria”, disse.

Lázaro Renato Anis, 65, é funcionário público da união e também tentou desde o primeiro dia de campanha, na terça-feira (24). Na farmácia, funcionários informaram o Campo Grande News de que as 70 últimas doses chegaram na manhã desta quinta.

Por meio da assessoria de imprensa, a Sesau afirma que no momento, “não está referenciando unidades e farmácias para não haver demanda desenfreada e porque o cenário pode mudar a qualquer momento".

“Em alguns locais já acabou e em outros têm uma quantidade mínima. A orientação é para que os idosos, em especial, esperem a chegada das novas remessas na próxima semana. Ou ligue no estabelecimento ou unidade mais próxima para se informar se tem ou não antes de sair de casa”, orienta a Secretaria.

“Finalmente consegui”, disse o aposentado José Cordeiro de Lima, 69 (Foto: Kisie Ainoã)
“Finalmente consegui”, disse o aposentado José Cordeiro de Lima, 69 (Foto: Kisie Ainoã)

Campanha – Dividida em três fases, a primeira começou na quarta-feira (24) e segue até o dia 15 de abril apenas para idosos e funcionários do sistema de saúde. A Sesau organizou 10 tendas em unidades de saúde e contou com a parceria de 50 farmácias, mas as doses acabaram em praticamente todos os lugares em 2 dias.

Campo Grande recebeu até agora dois lotes de vacinas, que totalizaram 44.610 doses, e foram entregues em farmácias e unidades de saúde, com o objetivo de descentralizar a vacinação e evitar a aglomeração de idosos. Com a alta adesão à campanha, as doses se esgotaram e ainda não há previsão para nova entrega no início da próxima semana.

 A campanha de imunização contra a influenza tinha previsão de começar em abril, mas foi antecipada com o objetivo de reduzir os casos e a circulação do vírus durante a pandemia do coronavírus (Covid-19). A medida foi tomada pelo Ministério da Saúde no final do mês de fevereiro e acordado com os laboratórios que fabricam a vacina sobre a entrega escalonada do imunobiológico.

Ainda que os sintomas possam ser similares, a vacina da gripe não é imunização contra o novo coronavírus, conforme destaca o Ministério da Saúde. Ainda não há vacina disponível contra a doença em pandemia e é necessário buscar atendimento em unidade básica de saúde se os sintomas como febre, tosse e dificuldade respiratória surgirem.

Nos siga no Google Notícias