ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Igreja insiste em missa presencial de Corpus Christi, mas vai lembrar de mortos

Arquidiocese não abre mão de reunir fiéis nas igrejas, com celebração padronizada às 9h

Ana Beatriz Rodrigues | 02/06/2021 07:30
Última festa de Corpus Christi no ano de 2019, em Campo Grande. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Última festa de Corpus Christi no ano de 2019, em Campo Grande. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

No segundo ano sem a tradicional confecção dos tapetes e procissão de Corpus Christi, fiéis da igreja católica se organizam para a celebração presencial. Apesar da semana ser a pior da covid-19 até agora, no feriado desta quinta-feira (3), paróquias da Capital vão receber fiéis. O decreto municipal prevê lotação de até 50% da capacidade do local.

Ano passado, quando a pandemia estava em ritmo alto de contágio, mas com média de mortes muito menor, alguns padres optaram em fazer apenas uma carreata com o santíssimo exposto, passando pelas ruas de bairros, dando a benção paras famílias que saiam para esperar a passagem dos veículos com a imagem considerada santa pelos católicos.

Em entrevista ao Campo Grande News o coordenador de pastorais da Arquidiocese de Campo Grande, padre Vander Casemiro, alegou que apesar da Capital ainda estar em bandeira vermelha, este ano as paróquias conseguiram se programar melhor para acolher os fiéis, neste dia.

Celebração no ano passado, já durante a pandemia, na igreja São João Bosco. (Foto: Arquivo)
Celebração no ano passado, já durante a pandemia, na igreja São João Bosco. (Foto: Arquivo)

“A arquidiocese se programou junto com os padres de cada paroquia há cerca de um mês para que esse ano a festividade de Corpus Christi não passassem em branco. Em homenagem às vítimas do covid-19 e às pessoas que estão internadas a Diocese decidiu fazer uma missa às 9h, cada padre em sua paroquia, mas de uma forma unanime, simbolizando a união de todos os fiéis de um modo seguro”, explica o sacerdote.

Além disso, a orientação do arcebispo Dom Dimas Lara Barbosa, enviada por comunicado oficial, é que se for preciso, devem ser distribuídas cadeiras no lado externo da Igreja, mantendo o distanciamento socia. Também podem ser realizadas missas em diferentes horários para o público não aglomerar.

Nas paroquias que irão fazer carreata a orientação é para utilizarem carro com som, faixas e bandeiras com identificação da Paróquia e para os motoristas não fecharem cruzamentos e utilizarem a faixa da direita (onde houver pista rápida).

Na quinta-feira (3), Dom Dimas irá presidir a missa na Paróquia Sagrado Coração de Jesus localizada à Rua Yokoama, 1260, bairro Coophatrabalho. Será feita a procissão com o Santíssimo pelos 20 metros de tapete artesanal que será montado pelas lideranças da comunidade.

Imagens das cobertas arrecadas no ano passado. (Foto: Arquivo Pessoal)
Imagens das cobertas arrecadas no ano passado. (Foto: Arquivo Pessoal)

Corguinho

Pelo terceiro ano consecutivo, o padre Phabio Junior, optou em fazer a arrecadação de cobertores na Paroquia Senhor Bom Jesus, de Corguinho, município que fica á 90 km da Capital.

A ação é feita para distribuir as doações para as famílias carente da região. “Ao invés de fazer o tapete com o pó de serra, tampinhas e pó de café, os paroquianos trazem cobertores novos e seminovos para simbolizar o tapete. Depois da celebração, fazemos as doações para as famílias que estão passando necessidade”, comenta.

O inverno marca a data.  “Sempre na época de Corpus Christi é o período de muito frio aqui cidade,  por isso  tive essa iniciativa em 2019” finalizou.

As cobertas são colocadas no chão em forma de um tapete em direção ao altar, para não pisar na coberta, os fiéis entram pelas laterais da igreja. Após a missa, o pároco caminha sobre as cobertas com o santíssimo sacramento exposto.

Ele ressalta que retira o sapato, caminha apenas de meia e depois da missa as cobertas são lavadas antes de ser entregue as famílias.

A solenidade de Corpus Christi lembra o milagre da Eucaristia, em que pão e vinho se transformam em corpo e sangue de Cristo.


Nos siga no Google Notícias