ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Apesar de novas restrições, cidades turisticas de MS seguem abertas no feriadão

Corumbá, Ponta Porã e Coxim seguem com as medidas anteriores, mas revelam que podem mudar de ideia

Nyelder Rodrigues e Gabriela Couto | 31/05/2021 18:22
Rio Paraguai circulando o antigo porto de Corumbá, ponto histórico e turismo da cidade (Foto: Arquivo/Silvio Andrade)
Rio Paraguai circulando o antigo porto de Corumbá, ponto histórico e turismo da cidade (Foto: Arquivo/Silvio Andrade)

Ainda é fácil achar vagas para o feriado em hotéis e pousadas nos principais destinos turísticos de Mato Grosso do Sul. Parece que diante do avanço do coronavírus, a população anda ressabiada com possíveis medidas que venham impedir o acesso de turistas e as reservas andam fracas. Mas o que se vê em relação as administrações municipais é o contrário.  Apesar de restrições em decretos recentes, as prefeituras não parecem preocupadas com o fluxo nos municípios a partir de quinta-feira.

Corumbá não pretende adotar nenhuma medida especial para o feridão de Corpus Christi, que começa na próxima quinta-feira (3). Com isso, por ora, seguirá em prática na cidade o decreto atual, que apenas impõe toque de recolher a partir das 21h.

"A gente vem trabalhando para manter o equilíbrio entre a economia e a saúde, mas isso depende muito da consciência da maioria da população. O lockdown é uma medida extrema e que não queremos adotar, mas se a situação não melhorar, vamos sim optar por salvar a vida das pessoas", frisou o prefeito Marcelo Iunes (Pode).

Iunes se restringiu a fazer apelo ao público, inclusive, no site da prefeitura, para evitar que seja necessário rigidez no controle de circulação e concentração de pessoas, além da abertura de estabelecimentos diversos.

Corumbá restringiu em 30% da capacidade total em mercados e estabelecimentos semelhantes e também interditou a Orla e a Prainha do Porto Geral, permitindo-se nesta apenas o embarque e desembarque de pessoas e cargas.

Eventos em casas noturnas foram proibidos, mas casamentos, aniversários e batizados, com lotação de 50 pessoas, estão permitidos. Já as igrejas podem receber no máximo 100 pessoas ou 30% da capacidade.

Lá, como no Governo do Estado, os servidores municipais também receberam ponto facultativo na sexta-feira (4). De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, ao ser procurada pela reportagem, não está descartada a possibilidade de serem feitas mudanças até quarta-feira (2), véspera de feriado.

Em Bonito, passeios estão liberados com até 50% da capacidade. (Foto: Divulgação)
Em Bonito, passeios estão liberados com até 50% da capacidade. (Foto: Divulgação)

Bonito - Principal polo turístico de Mato Grosso do Sul, Bonito ainda tem vagas nos principais hotéis da cidade. O prefeito editou hoje um decreto impondo várias restrições para a população em geral, mas permitindo a atividade turística.

Quem explora o setor pode permanecer funcionando, desde que obedecidas as normas gerais - como 50% da capacidade dos ambientes e o toque de recolher às 21h. A grande mudança, que pode afastar os turistas é a Lei Seca, que começa a vigorar nesta terça (1º) e 14 de junho suspende atividades com "potencial de aglomeração", como boates, casa de festas, exposições, congressos e clube de lazer. Além disso, a comercialização de bebidas alcoólicas foi proibida no período.

Em contraponto, o decreto frisa que "ficam autorizados todos os hotéis, pousadas, albergues, pensões, campigns, casas de aluguel, flats e todos meios cadastrados no AirBNB e outras plataformas digitais o exercícios de suas atividades comerciais".

Agências e operadoras de turismo também estão liberadas de funcionar, assim como os atrativos turísticos e a presença de vendedores ambulantes nas ruas, abertura de bares e conveniências, além de tabacarias - contudo, sem o consumo de narguilé no local. O produto, ao lado de bebidas alcoólicas e tereré, não pode ser consumido na rua.

Em Ponta Porã o comércio, por enquanto, está liberado durante o feriadão. (Foto: Divulgação)
Em Ponta Porã o comércio, por enquanto, está liberado durante o feriadão. (Foto: Divulgação)

Ponta Porã - Polo turístico de compras nacionalmente conhecido, Ponta Porã faz divisa com o Paraguai e recebe milhares de turistas nos feriados prolongados, em busca das ofertas de produtos no país vizinho, abaixo do preço encontrado no Brasil. Por lá, nenhuma decisão para impedir o aumento de circulação de turistas foi definida até agora.

"Provavelmente na quarta-feira (2) vamos ampliar as restrições todas, tanto de regras de circulação, quanto de horário. Agora estamos ouvindo técnicos para ficar respaldado da decisão", explica o prefeito da cidade fronteiriça, Hélio Peluffo (PSDB).

Por ora, vigora desde o dia 28 o toque de recolher das 21h às 5h, com previsão de seguir assim até o dia 9 de junho, também com a realização de festas proibida. Contudo, bares, restaurantes, mercados, igrejas e academias, além de salões de beleza, bancos, cartórios, e lojas podem funcionar, desde que com 30% da capacidade.

Coxim - Outra cidade famosa por ser destino turístico em Mato Grosso do Sul é Coxim, que na sexta-feira (28) publicou um decreto definindo algumas regras, mas garante que em breve pode publicar novo documento com normas atualizadas e específicas para o feriado. A promessa é de rigidez, mas sem interferir diretamente no turismo ou impedir o acesso de quem vem de outras cidades.

Mas Coxim também terá um mini lockdown de  4 dias. "Vamos fechar a partir de quarta-feira às 21h e reabrir só na segunda-feira, às 5h. Manteremos a vigilância sanitária e o trabalho da fiscalização. Apenas os serviços essenciais ficarão abertos. A regra é evitar aglomeração, mas não vamos proibir de entrar na cidade", declarou à reportagem o prefeito Edilson Magro (DEM).

Nos siga no Google Notícias