ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Retorno da construção civil será escalonado a partir da próxima segunda-feira

Medidas a serem publicadas pela prefeitura também disciplinam o funcionamento nas indústrias diante do coronavírus

Lucia Morel | 26/03/2020 18:34
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade


Empreiteiras e indústrias em Campo Grande podem perder o alvará de funcionamento caso não sigam as regras sanitárias de combate ao novo coronavírus. Medidas a serem publicadas no Diário Oficial do município para esses empreendimentos, bem como para a construção civil, foram apresentadas pelo prefeito Marcos Trad (PSD) em transmissão ao vivo em sua página no Facebook.

As medidas foram anunciadas após decreto federal que flexibilizou o funcionamento de lotéricas e igrejas. Na construção, a volta será escalonada, a começar por canteiros de obras de até 20 operários.

O decreto tanto para as indústrias quanto para o setor de construção civil são bastante semelhantes, com exigência de que os empregadores mantenham no local de trabalho, lavatórios com água e sabão disponíveis aos trabalhadores, bem como de álcool em 70%, com uso obrigatório no início das atividades e a cada duas horas.

Também é determinado que os locais sejam mantidos ventilados e que as máquinas e grandes superfícies sejam limpas e higienizadas ao menos duas vezes ao dia, bem como evitar a circulação de pessoas e de fornecedores dentro do chão de fábrica ou nos canteiros de obras. Nesses casos, essas pessoas devem ser orientadas a lavar as mãos ou higienizá-las com álcool em gel.

A distância de 1,5 metro entre os trabalhadores da indústria e de dois metros entre os da construção civil está presente no decreto, além da necessidade de adoção de medidas internas para evitar a aglomeração de pessoas e , ainda, o afastamento imediato e encaminhamento a unidade de saúde de trabalhadores que apresentem sintomas da Covid-19.

A prefeitura determina ainda que as empresas construtoras e indústrias orientem os trabalhadores sobre alertá-las sobre suas condições de saúde e de familiares.

Para os canteiros de obras, ainda é exigido uso de EPIs (equipamentos de proteção individual) destinados ao combate ao novo coronavírus, como máscaras e luvas.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade


Indústrias - Entre as ações que as indústrias e as empreiteiras devem começar a adotar a partir de segunda-feira está a higienização de maquinas e equipamentos ao menos duas vezes ao dia e ainda o controle da limpeza de mãos dos funcionários, seja com água e sabão ou com álcool em gel, a cada duas horas.

“As indústrias devem obedecer (as regras sanitárias) sob pena de ter o alvará de funcionamento caçado e não devolver àqueles que infringirem nossas regras”, sustentou o chefe do Executivo, que fez o comunicado a lado da procuradora-chefe do MPT Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso do Sul (MPT/MS), Cândice Arosio.

Marquinhos Trad também ressaltou, ao mostrar na live, documento assinado por representantes da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul) em que se comprometem a cumprir as medidas previstas na lei. “Há o compromisso de que vão honrar todos os pedidos da prefeitura e do Ministério Público”.



Nos siga no Google Notícias