ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Inspeção veicular continua sem previsão, 13 dias após decisão do TJ

Tribunal de Justiça derrubou sentença que considerava irregular licitação feita seis anos atrás

Marta Ferreira e Danielle Valentim | 19/03/2018 10:34
O prefeito Marcos Trad comentou hoje sobre a decisão judicial e diz que a prefeitura ainda precisa ser notificada. (Foto: Marina Pacheco)
O prefeito Marcos Trad comentou hoje sobre a decisão judicial e diz que a prefeitura ainda precisa ser notificada. (Foto: Marina Pacheco)

Nada definido. É essa a situação sobre a possibilidade de retomada da aplicação do contrato entre a prefeitura de Campo Grande e o Consórcio Inspecionar, que venceu em licitação em 2012 para fazer a inspeção veicular ambiental. Na época, o valor era de R$ 67,00 por veículo, a cargo dos donos. Duas semanas atrás, a Tribunal de Justiça derrubou sentença que considerava o processo licitatório irregular, mas a Prefeitura ainda não foi notificada e, por isso, na prática o despacho ainda não tem validade.

Nesta manhã, ao comentar o assunto durante agenda pública no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), o prefeito Marcos Marcelo Trad disse que só depois da notificação, e de conhecer o teor da decisão, terá condições de se manifestar sobre o que será feito do tema, que provocou muita polêmica à época. “Eu preciso ver a extensão da decisão e verificar os limites de atribuições em que eu vou poder atuar”, afirmou o prefeito. Em seguida, completou que como se trata de decisão judicial, a prefeitura terá que cumprir estritamente o que foi determinado.

Na semana passada, o advogado da empresa, Thiago Vinícius Corrêa Gonçalves,
informou que a pretensão é de fazer uma reunião com a prefeitura para decidir como a decisão judicial pode ser cumprida. O prefeito, indagado a respeito, reforçou que só depois da notificação judicial.

Recurso – Segundo o que foi apurado pela reportagem do Campo Grande News, o Ministério Público Estadual, com quem está o processo neste momento, vai recorrer da decisão, o que terá efeito suspensivo dos efeitos da determinação.

O processo começou a tramitar há seis anos, quando o acusou o município de Campo Grande e colocar cláusulas no edital que inviabilizaram a concorrência.

Conforme a promotoria, a prefeitura determinou como requisito para concorrer ao serviço a posse de um terreno de pelo menos 10 mil metros quadrados (que seriam usados para a construção do centro de inspeção) e outras duas áreas como opção no caso de a primeira ser reprovada no licenciamento.

No dia da abertura das propostas, apenas a Inspecionar participou. Na visão da promotoria, isso aconteceu porque as exigências eram rígidas demais e impediram a inscrição de outras companhias.

O órgão ajuizou ação contra o município. No dia 7 de dezembro de 2016 o juiz David de Oliveira Gomes Filho acatou o pedido do Ministério Público por acreditar que a licitação foi direcionada. A Inspecionar recorreu.

A maioria dos desembargadores da 5ª Câmara Cível teve opinião diferente. Para eles, a exigência dos terrenos livrou o município de ter de arcar com as áreas.

Conforme o acórdão (decisão tomada em conjunto por todos os magistrados), o trecho da lei que veda a comprovação de bens só “faz sentido em serviços ou obras de pequena monta, pois equipamentos e instalações de canteiro podem ser facilmente adquiridos sem maiores percalços”.

A inspeção foi determinada pelo Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente), vale para todas as cidades brasileiras e envolve a emissão de gases e ruídos pelos carros.

Nos siga no Google Notícias