ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Instagram nega pedido e Polícia recorre a Justiça para saber IP de internauta

Graziela Rezende | 14/01/2014 10:57

A matriz do Instagram, nos Estados Unidos, negou o pedido da Polícia Civil da Capital para enviar a identificação do internauta que publicou fotos intimas de uma adolescente de 16 anos, há quase dois meses. Na ocasião, a vítima estaria embriagada em uma festa e perdeu o cartão de memória de seu celular, sendo as imagens “espalhadas” nas redes sociais.

“O pedido foi negativo e agora necessitamos de uma ordem judicial para obter a localização da pessoa que publicou as fotos nuas da adolescente. As requisições enviadas não somente a Instagram, mas também o Google e o Facebook tem sido negadas com frequência pelas empresas americanas”, afirma o delegado titular da Devir (Delegacia Virtual), Marco Antônio Balsanini.

Por conta dos transtornos, a Polícia ressalta que o ideal é não realizar “este tipo de foto”, ou então não deixá-las armazenadas em dispositivos móveis. “Essa atitude é a mesma de imprimir uma foto sua pelada e colocá-la na bolsa. Uma hora acontece dela ser furtada ou alguém visualizar”, alerta o delegado.

Por mês, a Devir atende em média cinco casos do gênero. A delegacia, na verdade, atende em apoio a outras unidades especializadas. No caso da adolescente, o fato é investigado pela Depca (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e o Adolescente).

Descuido - Em depoimento, a adolescente comentou que as fotos foram tiradas por ela no início de 2013, dentro do seu quarto. Nua e em cenas sensuais, as fotos ficaram armazenadas no celular da menina. Como possuía senha, a adolescente diz que se sentia segura para manter as fotos no seu telefone.

Recentemente, ela foi até uma festa e ingeriu bebida alcoólica. Durante a confraternização, a menina entregou o cartão de memória do celular para ser colocado na caixa de som do local.

Embriagada, a jovem chegou em casa por volta das 4h da manhã do dia seguinte e se deu conta que o celular e o cartão de memória foram furtados. No mesmo dia, as fotos foram publicadas e compartilhadas em perfis no Facebook e no Instagram, rede social de fotografias.

Nos siga no Google Notícias