ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 16º

Capital

Isaac recebe primeira dose de remédio para tratar nanismo

Os pais do menino aguardavam desde fevereiro o recurso para adquirir o medicamento

Izabela Cavalcanti | 31/08/2022 10:41
Isaac recebe lote de remédios para tratar nanismo (Foto: Reprodução/Instagram)
Isaac recebe lote de remédios para tratar nanismo (Foto: Reprodução/Instagram)

O menino Isaac, de 4 anos, finalmente conseguiu ter acesso ao medicamento, Voxzogo, para tratar acondroplasia, um tipo de nanismo. A primeira dose foi aplicada na noite de ontem (30) e o momento foi um misto de alegria, emoção e recomeço para a mãe Karina Falchi dos Santos.

O remédio é indicado para auxiliar, principalmente, no crescimento dos ossos, além de melhorar diversos problemas de saúde, provocados pela doença. O tratamento completo custa aproximadamente R$ 24 milhões e precisa ser aplicado uma dose a cada dia. O primeiro lote recebido dá acesso a seis meses de aplicações diárias.

Conquista – Os pais aguardavam desde fevereiro o recurso para adquirir o medicamento. No entanto, a decisão que obriga a União a repassar R$ 1.150.800 para a família comprar o medicamento não havia sido cumprida, em maio, mês em que venceu o prazo para cumprir o acordo.

O remédio é novo no mercado e foi autorizado no Brasil no dia 29 de novembro do ano passado. Ele ainda não está disponível no SUS (Sistema Único de Saúde).

Durante a espera pelo medicamento, Isaac já tinha começado a apresentar comorbidades do transtorno. O menino já está com perda de audição por conta de otites de repetição.


Nos siga no Google Notícias