ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Juiz que prendeu réu do caso Brunão vê chance de prescrição e acelera STJ

Rafael Ribeiro | 03/07/2017 11:36
Juiz Aluízio Pereira dos Santos avalia risco de acusação pelo crime prescrever e por isso cobrou o STJ (Foto: Arquivo)
Juiz Aluízio Pereira dos Santos avalia risco de acusação pelo crime prescrever e por isso cobrou o STJ (Foto: Arquivo)

O juiz da 2ª Vara do Tribunal do Júri de Campo Grande, Aluízio Pereira dos Santos, avaliou ser necessário mencionar em seu pedido ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) o receio da acusação pela morte do ex-segurança Jeferson Bruno Escobar, 23 anos, prescrever pelo fato do réu do crime, o hoje confeiteiro Christiano Luna de Almeida, 29, ainda não ter sido julgado pelo crime, ocorrido em 2011. O crime ocorreu já faz 2.664 dias.

Prescrição é o termo juríco para crimes que passam longo tempo sem definição ou julgamento pela Justiça. O tempo para um crime prescrever depende, na verdade, da pena estipulada pelo Código Penal aos autores condenados.

Santos ressalta a urgência do STJ decidir rapidamente, em Brasília (DF), o pedido da assistência de acusação do réu pela volta das duas qualificantes (de motivo fútil e sem chance de defesa à vítima) e assim realizar enfim o julgamento. “O prazo prescricional é um risco sim, já aconteceu antes”, disse.

O juiz escreveu em sua decisão, encaminhada à ministra Laurita Hilário Vaz, presidente do STJ, que “os autos caminham a passos bem largos para a prescrição.”

“O prazo se inicia a partir do oferecimento da denúncia, mas tem que se avaliar primeiro que é um direito do réu mover todos os processos possíveis afim de evitar e adiar o julgamento. E uma série de recursos atrasa os prazos. Como disse, já aconteceu antes”, disse Santos.


Almeida foi preso na última sexta-feira (30 de junho), após o juiz acatar o pedido de prisão preventiva pelo fato dele ser fotografado supostamente consumindo bebida alcoólica em um restaurante, o que feria uma das normas para que seguisse aguardando o julgamento em liberdade.

Exagero – Apesar do receio de Santos, especialistas em direito penal ouvidos pela reportagem avaliam que é exagerado falar em prescrição do crime de homicídio antes de 20 anos de seu acontecimento.

“É uma forma do juiz pressionar o STJ a se definir rápido a questão”, apontou o professor Celso Vilardi, coordenador do curso de direito penal da Fundação Getúlio Vargas, explicando que o cálculo da prescrição é tomado diante do máximo de pena caso condenado estipulado pelo Código Penal.


“Mesmo que seja julgado somente por homicídio simples, são 12 anos para que o júri ocorra”, disse Vilardi. “O processo é bastante difícil um crime de repercussão e com o réu detido seja anulado por falta de julgamento”, avaliou.


Santos e Vilardi acreditam, contudo, que com a prisão de Almeida, o processo deve ser acelerado. “É prioritário para o STJ definir recursos de réus não julgados que estejam presos”, disse o juiz. “Por isso ressaltei a prisão no pedido a eles. Os prazos precisam ser cumpridos.”


Até a conclusão desta reportagem, o confeiteiro seguia detido em uma cela na Derf (Delegacia Especializada em Roubos e Furtos). A expectativa é que seja transferido para um presídio da Capital entre o fim desta tarde e terça-feira (4). Almeida é bacharel em direito, por isso tem direito a uma carceragem diferenciada, provavelmente no Centro de Triagem, no Jardim Noroeste (zona leste).


O Campo Grande News não conseguiu contato com a defesa de Almeida nesta manhã para se pronunciar sobre o caso.

Nos siga no Google Notícias