ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Justiça dá prazo de 48 horas para entrega de remédio à menina de 6 anos

Aline dos Santos | 13/06/2015 15:59
Sem medicamento, menina sofre com inchaços.
Sem medicamento, menina sofre com inchaços.

A Justiça Federal deu prazo de 48 horas para que o governo do Estado e a prefeitura de Campo Grande comprovem o fornecimento do remédio Proglycem para a menina Ana Eloíza, 6 anos. O tempo será contado quando o poder público for notificado.

A criança tem um problema no pâncreas e o medicamento controla o inchaço. Contudo, o remédio deixou ser fornecido há três meses. “Tá uma bolinha de inchada, nem roupa tem mais, vai rasgando. Não sei mais o que fazer”, desabafou Célia Eduar Alcântara, 40 anos, mãe da menina, em entrevista ao Campo Grande News no dia 8. A família mora no Jardim Aero Rancho, na Capital.

Ontem, em decisão de mérito, o juiz federal Clorisvaldo Rodrigues dos Santos determinou que o poder público forneça o medicamento. Antes, a medicação era garantida por uma liminar concedida no ano de 2010.

O magistrado concluiu que o remédio é imprescindível para Ana Eloíza. “Tendo em vista, sobretudo, o fato de a falta do medicamento poder ocasionar hipoglicemia grave evoluindo para coma e/ou convulsão (curto prazo) e retardo neuropsicomotor a longo prazo”, informa a sentença.

A menina tem nesidioblastose, quando a insulina é secretada independentemente da quantidade de glicose presente no sangue.

De acordo com a Defensoria Pública da União, desde dezembro de 2014 sete pedidos foram encaminhados à justiça alertando quanto a descumprimento. Os documentos são enviados quando o fornecimento é interrompido ou não vem em quantidade suficiente.

No processo, o governo do Estado informou que forneceu medicamento suficiente até 4 de maio de 2015. A partir de junho, a responsabilidade seria da prefeitura de Campo Grande. Contudo, o acordo é na esfera administrativa e ambos podem ser multados se o remédio não for entregue.

Na última quinta-feira, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que vai utilizar, por meio de compra direta, convênio de importação da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) para a compra do remédio. Contudo, não havia precisão de chegada.

A reportagem procurou a assessoria de imprensa da SES (Secretaria Estadual de Saúde) desde o dia 8, mas não obteve resposta.

Nos siga no Google Notícias