ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Sesau vai usar convênio com Apae na importação de remédio para menina

Aline dos Santos | 11/06/2015 13:04

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informa que vai utilizar, por meio de compra direta, convênio de importação da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) para atender a menina Ana Eloíza, 6 anos, que está há três meses sem o medicamento Proglycem.

Conforme nota da assessoria de imprensa, o processo está em andamento e a expectativa é fornecer o medicamento “o mais rápido possível”. Contudo, não há previsão de chegada do remédio.

A situação da criança foi mostrada pelo Campo Grande News na última segunda-feira, dia 8. Segundo Célia Eduar Alcântara, 40 anos, mãe da menina, Ana tem um problema no pâncreas e o medicamento controla o inchaço. Sem o remédio, essencial em sua vida desde os 2 meses, a menina incha.

A mãe, que mora no Jardim Aero Rancho, em Campo Grande, relata que há três meses procura a Casa da Saúde e a Defensoria Pública da União em busca do medicamento.

Em 2010, a Justiça Federal determinou fornecimento do remédio. À época, o custo do tratamento era R$ 12 mil. No processo, o governo do Estado informou que forneceu medicamento suficiente até 4 de maio de 2015. A partir de junho, a responsabilidade seria da prefeitura de Campo Grande.

De acordo com a Defensoria Pública da União, desde dezembro de 2014 já foram seis pedidos para o juiz alertando quanto a descumprimento. Os documentos são enviados quando o fornecimento é interrompido ou não vem em quantidade suficiente. Agora, um sétimo pedido seria apresentado.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da SES (Secretaria Estadual de Saúde), mas não obteve resposta.

Nos siga no Google Notícias