ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Família depende da Justiça para evitar demolição de casa onde mora há 39 anos

Imóvel fica na rota de projeto de asfalto na Vila Nascente

Lucia Morel | 07/04/2021 17:29
Aposentados por invalidez, Maria e o marido descansam em frente à casa que construíram e dividem com filhos e netos. (Foto: Marcos Maluf)
Aposentados por invalidez, Maria e o marido descansam em frente à casa que construíram e dividem com filhos e netos. (Foto: Marcos Maluf)

Há 39 anos morando na última casa em rua de “casas boas”, o casal Luiz Carlos dos Santos, 64 anos e Maria Pereira da Silva Santos, 57, espera na Justiça a decisão que poderá livrá-los da demolição do imóvel que conseguiram construir ao longo desse tempo.

A saga começou em 2014, quando a Prefeitura de Campo Grande identificou que a casa deles estaria sobre rua a ser asfaltada com recursos do antigo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento): Sepetiba com a Jamil Naglis, na Vila Nascente, como parte do Complexo Mata do Jacinto, etapa D.

No ano seguinte, ação na Justiça pediu a demolição do imóvel para a passagem da via, mas não houve decisão até o momento. De lá para cá, com o trecho já está asfaltado e a família continua sob a insegurança de ter que sair do local. A prefeitura justifica que a construção é irregular.

Para os moradores, o problema nem mesmo é a administração municipal, mas vizinho antigo, que pretendia usar o espaço onde moram para ampliar seu imóvel. Ocorreu que, como o asfalto passaria por lá na mesma época, denúncia foi feita à prefeitura contra a construção da pequena casa, o que originou a ação que ainda tramita sem decisão.

“A gente está aqui desde 1983. Era um barraco e chovia tudo lá dentro. Daí a gente construiu uma peça só, com banheiro, que está ali no fundo até hoje. Depois que as crianças cresceram, a gente conseguiu construir uma maior, com sala, cozinha, três quartos. A gente deu uma ajeitada”, contou Maria.

Ela fala que quando chegaram no local, não tinha nem água ou energia na região e que ocuparam a área irregularmente, mas aos poucos, tudo foi sendo regularizado, sendo que hoje todas as contas da família chegam em endereço certo e numerado. “A gente mora perto de casas boas aqui, tem médico que é vizinho da gente”, relata.

Perícia - Para ela, a expectativa é que a Justiça mantenha a família com a posse do imóvel, já que até mesmo perícia contratada no processo afirma que não existe incongruência entre a casa e o asfaltamento da rua.

A peça pericial atesta que diante do Plano Diretor mais recente, de 2018, no Mapeamento de Ocupações Irregulares, o imóvel não consta como irregular e ainda, atende as diretrizes previstas no zoneamento urbano do setor.

Casa é a última da rua Sepetiba. (Foto: Perícia judicial)
Casa é a última da rua Sepetiba. (Foto: Perícia judicial)

“Em consulta ao Plano Diretor revisado, Lei Complementar n° 341, de 4 de dezembro de 2018, tem-se que a área ocupada pelos requeridos localiza-se na Região Urbana do Prosa, na Macrozona Urbana 2, Zona 3 e Zona Ambiental 3 e segue suas diretrizes”, define a perícia.

Segundo Maria Pereira, depois de tantos anos no local, a família só sai de lá se conseguir vender o imóvel e comprar outra casa – como outro vizinho já ofereceu. Se não for isso, eles vão fazer o que puderem para permanecer no local. “Meus filhos nasceram aqui, meus netos moram aqui comigo. É a nossa casa”, sustenta.

O processo que tramita desde 2015 está parado na 4ª Vara de Fazenda Pública e de Registros Públicos de Campo Grande porque o juiz titular pediu a redistribuição do procedimento para outra vara, que ainda não foi definido.

Nos siga no Google Notícias