ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEGUNDA  06    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Justiça libera, mas igrejas ainda se preparam para cultos e missas

Maioria ainda discute internamente como serão os procedimentos para garantir a segurança em meio à pandemia do novo coronavírus

Gabriel Neris e Liniker Ribeiro | 19/04/2020 10:31
Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora está aberta para fieis, mas ainda não há celebrações (Foto: Marcos Maluf)
Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora está aberta para fieis, mas ainda não há celebrações (Foto: Marcos Maluf)

No primeiro domingo de cultos e missas com presença de fieis, após decisão judicial, poucas igrejas decidiram abrir as portas. A maioria ainda discute internamente como serão os procedimentos para garantir a segurança em meio à pandemia do novo coronavírus.

No Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, houve transmissão pela internet da missa dominical. Algumas pessoas foram à igreja cedo. O técnico de enfermagem Givanildo Balock, de 43 anos, classifica este momento de liberação das igrejas aos fiéis como “especial”. “Depois de tantos dias poder vir a igreja proporciona um momento de paz. Precisamos agradecer pelo dom da vida e poder trabalhar”.

Ele conta que estava acostumado a ir à Perpétuo Socorro todas as quartas-feiras e com o fechamento estava rezando de casa. Por isso, aproveitou o primeiro dia de portas abertas. “Estava sentindo falta. É diferente. Estava rezando de casa, mas o sentimento de estar aqui é muito melhor. Ainda mais com pouca gente”, diz.

O técnico de enfermagem diz que percebeu maior distância entre as pessoas e a maioria estava usando máscara, além da disponibilidade de álcool em gel. “É importante que as pessoas se cuidem, que a igreja esteja aberta para a população, mas que os fieis tenham conscientização”, completou.

A bioquímica Dagma Luciana, de 46 anos, também aproveitou a manhã de domingo (19) para ir a Perpétuo Socorro com o marido e o filho, de 7 anos. Todos usavam máscara, seguindo a recomendação da prefeitura. Ela diz que a abertura das igrejas é bom para “a parte espiritual”.

“Era para todos estarem usando máscara desde o começo, não só quem está doente. Trabalho na saúde, usamos todos os dias porque sabemos que é uma ferramenta para nossa proteção, então tem que usar. Percebemos que esta todo mundo preocupado”, afirma.

A bioquímica conta que durante o período de fechamento das igrejas, a solução foi continuar orando em família.

Miguel e Eliane foram cedo à Perpétuo Socorro (Foto: Marcos Maluf)
Miguel e Eliane foram cedo à Perpétuo Socorro (Foto: Marcos Maluf)

O pedreiro Miguel Ferreira, de 53 anos, foi a mulher Eliane Hortado, de 49 anos, a igreja logo cedo. Ele diz que as pessoas estavam respeitando as orientações e que a igreja aberta é uma “necessidade”. “Deus está em todo lugar e em nossos corações, mas temos necessidade de estar aqui. É bom [estar de volta], a palavra é sempre bem-vinda, traz bençãos a vida. E pela fé que temos a igreja tem papel importante”.

Na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, no Santo Antônio, o corpo pastoral e administrativo ainda irão definir, mas as portas já foram abertas hoje aos fieis. Segundo o padre Orozimbo de Paulo, as celebrações ainda não ocorrendo, somente a eucaristia, mas ainda hoje haverá reunião para debater a melhor forma de colocar em prática as orientações da arquidiocese.

O pastor Leandro Alencar, representante da Igreja Adventista, afirmou que ainda vai aguardar se não haverá outra decisão judicial, desta vez derrubando a presença dos fieis.

O pastor Ronaldo Leite Batista, presidente do Conselho de Pastores de Campo Grande, afirmou que algumas igrejas evangélicas já abriram neste domingo, como a Assembleia de Deus e a Igreja Universal do Reino de Deus, tomando as medidas de prevenção, como higienização e distanciamento entre as pessoas.

Fieis deixavam Igreja Universal do Reino de Deus, na Avenida Mato Grosso (Foto: Marcos Maluf)
Fieis deixavam Igreja Universal do Reino de Deus, na Avenida Mato Grosso (Foto: Marcos Maluf)


Nos siga no Google Notícias