ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Justiça manda Prefeitura suspender teste físico em concurso da Saúde

Pedido foi feito pelo MPE, que argumentou que a prova era ilegal

Mayara Bueno | 12/08/2016 12:51
Prefeitura de Campo Grande. (Foto: Arquivo)
Prefeitura de Campo Grande. (Foto: Arquivo)

A Justiça acatou o pedido do MPE-MS (Ministério Público Estadual de MS) e mandou a Prefeitura de Campo Grande suspender o teste físico do concurso da Agência Municipal de Prestação de Serviços de Saúdepara agentes comunitário e de endemias. Determinou, ainda, que nenhum candidato seja impedido de cumprir as demais fases, em virtude de eventual reprovação da prova física.

Se a decisão for descumprida pelo Executivo Municipal, será aplicada uma multa de R$ 1 mil, que será revertida para cada candidato que comprovar ter sido prejudicado no concurso por conta do teste.

Antes de apresentar a ação, o Ministério Público havia recomendado – forma extrajudicial de acordo – ao Município, para que ele suspendesse o TAF (Teste de Aptidão Física), sob a justificativa de que não há, na legislação municipal, a previsão deste tipo de teste, além disso, a prova seria incompatível com as funções exercidas pelos agentes de saúde.

Na decisão, o juiz David de Oliveira Gomes Filho argumenta, justamente, que existe julgamentos anteriores que afirmam que o teste físico só pode ser aplicado, em caso de previsão do mesmo na legislação que criou os cargos.

Em sua defesa, o Município afirmou, anteriormente, que a legislação permitiria a aplicação de provas "de acordo com a natureza do cargo", desta forma, deixando em aberto a possibilidade do teste físico. Ainda disse que o MPE mentia ao dizer que a aplicação do teste é ilegal.

Além da ação do MPE, os próprios candidatos que se sentiram prejudicados buscaram a Justiça, há dois meses, para tentar anular a prova física. Nos casos, há a situação de uma grávida que pediu para não participar do teste, alegando sua condição, mas não conseguiu autorização, e acabou reprovando. A DPE-MS (Defensoria Pública de MS) também abriu um procedimento para investigar se a aplicação era correta.

Incompatível – Além de ser considerada ilegal, a prova física seria incompatível com as funções exercidas nos dois cargos. Os candidatos foram submetidos a suspensão de uma barra com anilhas com peso total de 25 quilos até a altura do peito por cinco vezes, para ambos os sexos, bem como teste de 150 metros com bicicleta em linha reta.

Nos siga no Google Notícias