ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Defensoria abre procedimento para tentar anular teste físico de concurso

Candidatos aprovados também buscaram a Justiça para tentar cancelar prova

Mayara Bueno | 05/06/2016 08:49
Prefeitura de Campo Grande. (Foto: Arquivo)
Prefeitura de Campo Grande. (Foto: Arquivo)

A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul instaurou um procedimento para apurar a ilegalidade na aplicação do teste físico do concurso de Saúde da Prefeitura de Campo Grande. O MPE-MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) já havia recomendando a anulação do teste, alegando que não há previsão na legislação municipal para exigir o teste físico e muitos candidatos foram à Justiça pedir o mesmo.

De acordo com a portaria, publicada na quinta-feira (2), o procedimento preliminar é em desfavor do município e vai apurar eventual lesão aos direitos transindividuais no edital do Concurso Público de Provas para Cargos da Agência Municipal de Prestação de Serviços à Saúde. O procedimento foca, principalmente, na exigência do exame de aptidão física, que está em contrariedade à legislação sobre agente comunitário e agente de combate a endemias, conforme o texto.

Aprovados nestes cargos, inclusive, procuraram à Justiça para tentar derrubar o teste físico. Alguns deles passaram nas primeiras colocações na prova escrita, mas não conseguiram passar no teste físico. Segundo consta nos autos dos processos, uma candidata grávida solicitou a não exigência do exame no caso dela, mas não foi atendida.

A recomendação do Ministério Público vai no mesmo sentido do procedimento da Defensoria. O documento diz que não há a previsão legal sobre a exigência do teste, além disso, a prova é incompatível com as atribuições de um agente de saúde.

A reportagem do Campo Grande News busca o posicionamento do Município desde a semana passada, mas não obteve, até então, qualquer resposta, por exemplo, se vai acatar ou não a recomendação do Ministério Público. O resultado do certame foi publicado no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) em 30 de maio.

Nos siga no Google Notícias