ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Justiça nega pedido para religar energia elétrica de 1,1 mil famílias

Fornecimento foi cortado por concessionária no dia 11 de julho; Defensoria pediu retomada dois dias depois

Jones Mário | 29/07/2019 11:17
Região em que fornecimento de energia elétrica foi cortado, no Jardim Centro-Oeste (Foto: Ronie Cruz)
Região em que fornecimento de energia elétrica foi cortado, no Jardim Centro-Oeste (Foto: Ronie Cruz)

O juiz David de Oliveira Gomes Filho, da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Campo Grande, negou pedido liminar para restabelecer a energia elétrica em área da massa falida da construtora Homex, no Jardim Centro-Oeste, ocupada por 1,1 mil famílias. O fornecimento foi cortado pela Energisa no último dia 11.

O pedido foi feito pela Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul. A instituição alegou que os cortes foram indistintos e pretendiam apenas forçar a desocupação da área. De acordo com a Defensoria, os ocupantes investiram recursos próprios na região, pois a prefeitura teria prometido que desapropriaria a área para regularizar a situação.

Por sua vez, a concessionário de energia defendeu que a área em questão é objeto de ação de reintegração de posse, em que foi deferida liminar para a desocupação. Conforme a empresa, a construção de rede elétrica para atender da região ocupada custaria caro, que a presença dos atuais moradores não está garantida e que estas obras seriam de obrigação da construtora mexicana.

A Energisa sustentou ainda que realizou o desligamento apenas das ligações clandestinas, para a segurança dos próprios moradores. Segundo a concessionária, existiam ligações com mais de 50 metros de fios instalados pelos próprios ocupantes da área, sem qualquer atenção aos procedimentos técnicos e de segurança.

Na decisão, Gomes Filho reconheceu que a energia elétrica é “bem essencial e sua disponibilização em ambientes urbanos prontos para uso é direito claro do cidadão”. Porém, disse que o local não estava finalizado e, mesmo assim, foi ocupado por pessoas até então sem moradia. A Homex abandonou a construção há seis anos.

Ainda segundo o juiz, “uma ligação de energia oficial requer mais do que uma obra técnica realizada pela concessionária, é preciso que o bairro esteja pronto e o usuário declare a posse ou a propriedade do respectivo imóvel”.

O magistrado definiu que o bairro aparentemente não está pronto, já que as obras foram paralisadas antes do término. Conforme Gomes Filho, os ocupantes da área perderam a qualidade de possuidores e se tornaram invasores, devido ao pedido de reintegração de posse já deferido e ordem judicial expedida em março de 2017.

Desligamento – No dia 11 de julho, a Energisa promoveu operação contra “gatos”, ligações irregulares de energia elétrica, no bairro Jardim Centro-Oeste, região do Jardim Paulo Coelho Machado, em Campo Grande. A ação envolveu 120 pessoas, com um exército de eletricistas, 70 veículos da concessionária e equipes da PM (Polícia Militar) e do Batalhão de Choque.

Passadas 12 horas da força-tarefa, os moradores se reuniram e iniciaram o trabalho de religação dos fios. Uma pessoa chegou a ser eletrocutada e, poucos dias depois, um transformador explodiu devido à sobrecarga.

A Defensoria ingressou com pedido para retomar o fornecimento de energia na região no dia 13 de julho.

Nos siga no Google Notícias