ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Justiça suspende prazo de dez meses para nova licitação do lixo

Aline dos Santos | 03/04/2014 10:15
Consórcio venceu licitação e fez contrato bilionário com a Prefeitura da Capital. (Foto: Simão Nogueira)
Consórcio venceu licitação e fez contrato bilionário com a Prefeitura da Capital. (Foto: Simão Nogueira)

A Justiça suspendeu o prazo de dez meses para que a Prefeitura de Campo Grande realizasse nova licitação e substituísse o Consórcio CG Solurb na gestão dos resíduos sólidos. Em outubro do ano passado, o juiz da 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Campo Grande, Amaury da Silva Kuklinski, havia determinado a anulação da licitação do lixo e estabelecido o prazo de dez meses.

No entanto, o prazo foi suspenso ontem pelo magistrado. De acordo com a defesa da CG Solurb, a legislação que trata da ação popular, via usada para contestar o contrato, estabelece que todo recurso deve ser recebido no efeito suspensivo.

“Portanto, os dez meses estão suspensos”, explica o advogado Ary Raghiant Neto. O consórcio recorreu ao TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) alegando que as premissas utilizadas pelo juiz para anular o edital e o contrato são equivocadas. A empresa pede a reforma da sentença e que o contrato seja validado.

Segundo o advogado, caso a anulação seja mantida, o prazo só será contado a partir de decisão do tribunal. A CG Solurb deve receber R$ 1,3 bilhão da Prefeitura, ao longo de 25 anos, para gestão dos resíduos sólidos na Capital.

Em fevereiro deste ano, o MPE (Ministério Público Estadual) pediu a anulação do contrato, com prazo de 180 dias para que o poder público assuma a gestão dos resíduos sólidos ou faça nova licitação. A recomendação funciona como alerta. Caso o prazo não seja cumprido, o MPE deve entrar com ação civil pública e ação de improbidade administrativa contra o gestor municipal.

Para Ary Raghiant Neto, a Prefeitura não tem como atender a recomendação. “Acata a decisão do promotor ou a ordem judicial? Tem um conflito”, diz.

As irregularidades apuradas pelo Ministério Público foram: realização de audiência pública com mínima publicidade; fixação de pesos excessivamente desproporcionais entre a nota atribuída à proposta técnica e a nota da proposta de preço, possibilitando a contratação de serviços com sobrepreço; realização de obras de implantação do aterro sanitário “Ereguaçu” sem a definição de projeto básico e planilha orçamentária a ser contratada; aquisição indevida de terreno dentre os itens da licitação.

Além de limitação irregular do número de empresas integrantes dos consórcios interessados em participar da licitação; definição de índices e valores acima dos exigidos pela administração pública como comprovação de qualificação econômico financeira dos licitantes; inadequação ambiental da manta do aterro sanitário localizado entre o entroncamento da BR- 163 e BR-060.

Nos siga no Google Notícias