ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Justiça tira filho da presidente do TRE da cadeia para tratamento em clínica

Rafael Ribeiro | 18/07/2017 13:40
Borges e a namorada: vida de luxo na internet antes da prisão com drogas e armas em estrada (Foto: Reprodução/Facebook)
Borges e a namorada: vida de luxo na internet antes da prisão com drogas e armas em estrada (Foto: Reprodução/Facebook)
Munições apreendidas com empresário, namorada e funcionário em abril, durante operação (Foto: PRF/Divulgação)
Munições apreendidas com empresário, namorada e funcionário em abril, durante operação (Foto: PRF/Divulgação)

A Justiça de Mato Grosso do Sul concedeu ao filho da presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul, a desembargadora Tânia Garcia de Freitas Borges, o direito de aguardar o seu julgamento por tráfico, agendado para esta quinta-feira (20), em liberdade. 

Isso porque o empresário Breno Fernando Solon Borges, 37, preso com maconha, munições de fuzil e uma pistola 9 milímetros, armamento de uso restrito das Forças Armadas no Brasil, foi diagnosticado com “Síndrome de Borderline”, doença que segundo laudos atestados por psiquiatras e inclusos no processo, “consiste basicamente no desvio dos padrões de comportamento do indivíduo, manifestado através de alterações de cognição, de afetividade, de funcionamento interpessoal e controle de impulsos.”


O desembargador Ruy Celso Barbosa Florence concordou com a argumentação do advogado do empresário, Gustavo Gottardi, e liberou o acusado para que cumpra tratamento psiquiátrico adequado, sob a tutela e responsabilidade da mãe, que se comprometeu a levá-lo a todas as audiências do processo.


Borges foi detido na madrugada do dia 8 de abril. Na ocasião, acompanhado da mulher e um serralheiro de sua empresa, foi flagrado em operação da Polícia Rodoviária Federal na BR-262, em Água Clara (a 198 km de Campo Grande). Ambos continuam presos pelo crime.


O empresário, que já tinha passagem por porte ilegal de arma, era alvo de uma investigação por parte dos agentes federais, acusado de participar de um esquema de tráfico de drogas e armas para traficantes do interior de São Paulo, utilizando como fachada corridas de motos.


Ele chamou a atenção por dirigir carros como uma caminhonete Ford F-250 XLT branca e um Jeep Renegade vermelho, além de exibir uma vida de luxo nas redes sociais.

Empresário em mansão, com motos e piscina; mãe presidente do TRE aponta que doença psicológica precisa de tratamento (Foto: Facebook/Reprodução)
Empresário em mansão, com motos e piscina; mãe presidente do TRE aponta que doença psicológica precisa de tratamento (Foto: Facebook/Reprodução)

Desde o ocorrido Borges está detido no Presídio Estadual de Águas Claras. Tânia e os advogados do acusado tentam, há três meses, obter o direito dele em responder o processo em liberdade.

Em uma das tentativas, já sob a alegação de problemas psicológicos e com a presidente do TRE se oferecendo como tutora para o filho ser internado em uma clínica médica, o juiz Idail de Toni Filho, da cidade interiorana, negou o pedido sob o pretexto de que haveriam indícios de Borges negociando drogas com integrantes de facção criminosa e também se oferecendo em tentativas de resgate de presos em cadeias do Estado.

O próprio Ministério Público e Filho, no entanto, retiraram as acusações de associação ao tráfico e formação de quadrilha dos três presos. A namorada e o funcionário de Borges alegaram que não sabiam das drogas e armas e pensavam estar indo disputar uma corrida de moto.

O empresário é dono de metalúrgicas e serralherias na Capital e outros estados, como Paraná e Santa Catarina, e jamais revelou a origem do armamento e das drogas e nem dos supostos compradores.

“O processo corre em segredo de Justiça, não tenho autorização de fazer comentários sobre ele”, destacou o advogado Gottardi.

Nos siga no Google Notícias