ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Laço de atendimento prioritário de pessoas com TEA é fiscalizado pelo Procon

Lojas que não tiverem o símbolo em suas placas de atendimento, podem pagar multa de R$ 800

Danielle Errobidarte | 20/01/2020 11:08
Vistorias começam por lojas em shoppings da capital. (Foto: Divulgação/Procon Municipal)
Vistorias começam por lojas em shoppings da capital. (Foto: Divulgação/Procon Municipal)

O Procon municipal começou a fiscalização em estabelecimentos para verificar a presença do símbolo de pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) nas placas de prioritários. Em outubro do ano passado, o órgão se reuniu com representantes do comércio da capital e estabeleceu o prazo de 31 de dezembro para adequação.

Durante a reunião, o subsecretário do órgão, Valdir Custódio, apresentou um modelo de placa a ser seguido pelas empresas, condensado com os outros tipos de atendimentos prioritários, como cadeirantes, idosos e mães com crianças de colo. A fiscalização começou pelos shoppings centers da capital e no Norte Sul Plaza, apenas duas lojas ainda não se adequaram à nova lei.

"A ausência do laço identificador do atendimento preferencial obrigará ao pagamento de multa de R$ 800 ao comércio e pode ter um acréscimo de 50% se o caso for reincidente", explica o subsecretário.

Ainda em julho do ano passado, o órgão realizou uma ação de conscientização nas lojas para explicar a importância do cumprimento da Lei Municipal 5.917/17. A prioridade no atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista é representada pela inclusão de uma fita com peças de quebra-cabeças colorida, nas placas de indicação de prioritários em filas e acessos.

Nos siga no Google Notícias