Ladrões arrombam unidade de saúde a marretada e fazem limpa
Sem luz, água ou sistema, atendimento na USF foi suspenso, sendo direcionado para a unidade no Parque do Sol

A USF (Unidade de Saúde da Família) Dom Antônio Barbosa foi arrombada e saqueada na madrugada de hoje (26). Na ação, foram furtados notebook, computador de mesa, fiação e outros produtos, inviabilizando o atendimento aos pacientes, que não tem previsão de retorno. Os ladrões usaram marreta para invadir o posto, que foi deixada do lado de fora do local.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A Unidade de Saúde da Família Dom Antônio Barbosa foi arrombada e saqueada na madrugada de hoje, resultando no furto de equipamentos essenciais, como computadores e produtos de limpeza, o que comprometeu o atendimento aos pacientes. Este é o segundo ataque em duas semanas, e a falta de segurança no local é uma preocupação constante. A Secretaria Municipal de Saúde informou que, apesar de a sala de vacinação não ter sido invadida, todos os imunizantes foram descartados devido à falta de energia. Os serviços foram remanejados para outra unidade, enquanto a perícia da Polícia Civil aguarda para avaliar os danos. A responsabilidade pela segurança da unidade é da Guarda Civil Metropolitana.
Segundo relato feito à reportagem, há 15 dias a unidade já havia sido alvo de ladrões. “Eles vieram levaram o que eles podiam, observaram bem e voltaram de novo", segundo informação repassada no local.
Desta vez, a “limpa” foi maior. Além dos computadores, foram levados TV, botijão de gás, queimadores do fogão, talheres, panelas, produtos de limpeza, grade de ralo e torneiras das pias dos banheiros. O bebedouro, que tinha sido comprado em uma vaquinha entre os funcionários, também foi levado.
No local, a reclamação é que há tempos, sem precisar qual data, não tem guarda que fique a postos na unidade, ação considerada necessária justamente pelo histórico de furto na região.
Em nota, a Sesau (Secretaria Municpal de Saúde) disse que a sala de vacinação não foi invadida pelos ladrões. Mas, por conta da queda de energia, provocada pelo furto da fiação, todos os imunizantes armazenados na câmara fria tiveram que ser descartados, uma vez que o equipamento não consegue manter a temperatura por tanto tempo sem a alimentação em rede elétrica.
A Sesau ainda informou que aguarda a perícia da Polícia Civil para, depois, fazer levantamento da extensão do dano.
Todo os serviços da USF Dom Antônio Barbosa foram remanejados para a USF Parque do Sol ou outro ponto dentro da área de atendimento da unidade de saúde que ainda será definido. Enquanto este atendimento estiver temporariamente remanejado, haverá alguém na unidade para repassar as orientações.
Sobre a ausência de guarda fixa no local, a Sesau informou que isso é com a GCM (Guarda Civil Metropolitana). O questionamento foi encaminhado à assessoria da prefeitura e a reportagem aguarda retorno para atualização do texto.
A USF Dr. Evandro Maciel de Arruda – Dom Antônio Barbosa foi inaugurada em agosto de 2019, com previsão de atender 3,5 mil moradores do entorno. O investimento à época foi de R$ 1 milhão.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.