ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, TERÇA  27    CAMPO GRANDE 27º

Esportes

Sensei de judô, Alessandro morre aos 52 anos em Campo Grande

Ele estava internado há cerca de um mês por conta de um quadro de pancreatite; velório será nesta terça

Por Gabriel de Matos | 26/05/2025 19:27
Sensei de judô, Alessandro morre aos 52 anos em Campo Grande
Sensei Alessandro usando um quimono, uma de suas ferramentas de trabalho (Foto: Divulgação)

Morreu na tarde desta segunda-feira (26), em Campo Grande, um dos grandes nomes do judô sul-mato-grossense: o técnico Alessandro Souza Nascimento. Ele estava internado na Santa Casa desde o dia 25 de abril, em decorrência de complicações de saúde após uma cirurgia e o agravamento de um quadro de pancreatite. Ele tinha apenas 52 anos.

Referência nacional na modalidade, Buiú era técnico vinculado à FJMS (Federação de Judô de Mato Grosso do Sul) e dedicou a vida ao esporte desde os 10 anos de idade, quando iniciou no judô por meio de um projeto social. Com o tempo, se tornou atleta de destaque, treinador e formador de gerações, incluindo sua filha, Aléxia Vitória Nascimento, campeã brasileira e pan-americana.

Seu velório está marcado para começar às 6h30 desta terça-feira (27) na Capela Campo Grande - Rua Doutor Dolor Ferreira de Andrade, nº 23 - Bairro São Francisco. O sepultamento será no Cemitério Nacional Parque, na Rua Ribeira, nº 915 - Bairro Moreninha 4.

Pelo reconhecimento da sua contribuição, em 2022 o sensei recebeu o 6º dan e a faixa coral — uma das maiores honrarias do judô brasileiro, concedida a quem se destaca pela ética e trajetória na modalidade. A CBJ (Confederação Brasileira de Judô) lamentou a morte dele.

A Federação de Judô de Mato Grosso do Sul também lamentou a morte do técnico. “Atleta dedicado, técnico exemplar e grande liderança no judô sul-mato-grossense e nacional, Buiú foi presidente da Associação Atlética Judô Futuro e teve uma trajetória marcada por conquistas e representações internacionais, levando o nome do Brasil aos tatames do mundo com honra e dedicação”, diz a nota.

A entidade ainda destacou que ele deixa um legado duradouro no esporte. “Seu carisma, alegria e compromisso com os valores do esporte permanecerão vivos na memória de todos aqueles que tiveram a honra de conhecê-lo e caminhar ao seu lado”.

Além de treinador respeitado, o sensei era pai de Aléxia Vitória Nascimento, um dos grandes nomes da nova geração do judô brasileiro. Nascida e criada em Campo Grande, ela seguiu os passos do pai e se destacou em competições nacionais e internacionais.

Em 2021, Aléxia integrou a equipe de apoio da delegação brasileira durante a Olimpíada de Tóquio, no Japão. Ela estava na corrida por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, mas uma lesão no joelho a tirou da disputa.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias