Sensei de judô, Alessandro morre aos 52 anos em Campo Grande
Ele estava internado há cerca de um mês por conta de um quadro de pancreatite; velório será nesta terça
Morreu na tarde desta segunda-feira (26), em Campo Grande, um dos grandes nomes do judô sul-mato-grossense: o técnico Alessandro Souza Nascimento. Ele estava internado na Santa Casa desde o dia 25 de abril, em decorrência de complicações de saúde após uma cirurgia e o agravamento de um quadro de pancreatite. Ele tinha apenas 52 anos.
Referência nacional na modalidade, Buiú era técnico vinculado à FJMS (Federação de Judô de Mato Grosso do Sul) e dedicou a vida ao esporte desde os 10 anos de idade, quando iniciou no judô por meio de um projeto social. Com o tempo, se tornou atleta de destaque, treinador e formador de gerações, incluindo sua filha, Aléxia Vitória Nascimento, campeã brasileira e pan-americana.
Seu velório está marcado para começar às 6h30 desta terça-feira (27) na Capela Campo Grande - Rua Doutor Dolor Ferreira de Andrade, nº 23 - Bairro São Francisco. O sepultamento será no Cemitério Nacional Parque, na Rua Ribeira, nº 915 - Bairro Moreninha 4.
Pelo reconhecimento da sua contribuição, em 2022 o sensei recebeu o 6º dan e a faixa coral — uma das maiores honrarias do judô brasileiro, concedida a quem se destaca pela ética e trajetória na modalidade. A CBJ (Confederação Brasileira de Judô) lamentou a morte dele.
A Federação de Judô de Mato Grosso do Sul também lamentou a morte do técnico. “Atleta dedicado, técnico exemplar e grande liderança no judô sul-mato-grossense e nacional, Buiú foi presidente da Associação Atlética Judô Futuro e teve uma trajetória marcada por conquistas e representações internacionais, levando o nome do Brasil aos tatames do mundo com honra e dedicação”, diz a nota.
A entidade ainda destacou que ele deixa um legado duradouro no esporte. “Seu carisma, alegria e compromisso com os valores do esporte permanecerão vivos na memória de todos aqueles que tiveram a honra de conhecê-lo e caminhar ao seu lado”.
Além de treinador respeitado, o sensei era pai de Aléxia Vitória Nascimento, um dos grandes nomes da nova geração do judô brasileiro. Nascida e criada em Campo Grande, ela seguiu os passos do pai e se destacou em competições nacionais e internacionais.
Em 2021, Aléxia integrou a equipe de apoio da delegação brasileira durante a Olimpíada de Tóquio, no Japão. Ela estava na corrida por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, mas uma lesão no joelho a tirou da disputa.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.