A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 21 de Agosto de 2019

04/06/2019 08:29

Lei permite embarque de pessoas obesas pela porta traseira do ônibus

Texto publicado na edição de hoje do Diogrande desobriga acesso ao transporte coletivo pela catraca

Jones Mário
Pessoas obesas agora podem embarcar no ônibus pela porta traseira (Foto: Kisie Ainoã)Pessoas obesas agora podem embarcar no ônibus pela porta traseira (Foto: Kisie Ainoã)

O prefeito Marquinhos Trad (PSD) sancionou lei que desobriga pessoas obesas de passar pela catraca do ônibus de transporte coletivo, após o embarque ou antes do desembarque. O texto foi publicado na edição de hoje do Diogrande (Diário Oficial do Município).

Para ser dispensado de passar pela catraca, o passageiro deve se cadastrar na Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e no Consórcio Guaicurus, concessionária do transporte urbano, para obter cartão eletrônico que indique a autorização de embarque pela porta traseira. O passageiro deve apresentar o cartão ao motorista do ônibus, pagar a passagem e efetuar o giro da catraca para fins de registro de passageiros transportados.

O texto garante a aplicação dos mesmos direitos quando o embarque for por acesso de terminais ou estação Peg-fácil. Quando necessário, o passageiro obeso pode utilizar entradas de serviço ou reservadas às pessoas com deficiência.

Ainda conforme a lei, não haverá restrição nos ônibus quanto ao número de passageiros obesos beneficiados, salvo em relação ao número máximo de lotação permitida.

A criação do cartão de autorização de embarque pela porta traseira é responsabilidade de Agetran e Consórcio Guaicurus.

A nova legislação já está em vigor e foi proposta pelos vereadores Chiquinho Telles (PSD) e João Rocha (PSDB).

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions