ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Lei prevê colocação gratuita de chip em cães e gatos pelo CCZ

Marta Ferreira | 10/08/2011 11:31

Desde 2008, só 340 animais receberam dispositivo em Campo Grande

A Câmara dos Vereadores de Campo Grande promulgou hoje lei que prevê a colocação gratuita de microchip em animais domésticos cujos donos comprovem não ter condições de pagar a taxa, de R$ 15, cobrada pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). O procedimento é feito desde 2008, em atendimento à lei da posse responsável de animais na cidade, de 2005.

Quando o CCZ começou a implantação dos chips, a Prefeitura informou que o objetivo era instalar os chips em 120 mil cães e 33 mil gatos. Mas, até agora, só 340 animais são “chipados” na cidade.

O dispositivom é subcutâneo e permite, por exemplo, a localização do animal e dos donos.

A legislação promulgada hoje acrescenta itens à anterior, entre eles a possibilidade de o procedimento ser feito de forma gratuita.

Para quem vale-Há duas possibilidades de isenção da taxa, conforme a lei. Podem se beneficiar proprietários de animais que comprovarem renda familiar menor ou igual a três salários mínimos (R$ 1,6 mil) ou comprovarem ter adotado um cão. Para ser beneficiada, a pessoa não pode ter débitos com a Prefeitura Municipal de Campo Grande .

Também terão isenção de pagamento da microchipagem, pela lei, as ONGs que têm como objetivo a proteção animal, desde que estes animais estejam cadastrados a mais de 90 dias em seu cadastros.

O benefício só vale para a chipagem feita no CCZ ou em clínica cadastrada pela Prefeitura, conforme a legislação.

O texto também prevê que a Prefeitura mantenha em sua página na internet serviço para cadastro e acesso dos registros dos animais.

A lei foi proposta pelo vereador Mário César Oliveira da Fonseca (sem partido) e aprovada pela Câmara. Como o Executivo não se manifestou, a lei foi promulgada pela Câmara.

Nos siga no Google Notícias