A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 10 de Dezembro de 2017

10/08/2011 11:31

Lei prevê colocação gratuita de chip em cães e gatos pelo CCZ

Marta Ferreira

Desde 2008, só 340 animais receberam dispositivo em Campo Grande

A Câmara dos Vereadores de Campo Grande promulgou hoje lei que prevê a colocação gratuita de microchip em animais domésticos cujos donos comprovem não ter condições de pagar a taxa, de R$ 15, cobrada pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). O procedimento é feito desde 2008, em atendimento à lei da posse responsável de animais na cidade, de 2005.

Quando o CCZ começou a implantação dos chips, a Prefeitura informou que o objetivo era instalar os chips em 120 mil cães e 33 mil gatos. Mas, até agora, só 340 animais são “chipados” na cidade.

O dispositivom é subcutâneo e permite, por exemplo, a localização do animal e dos donos.

A legislação promulgada hoje acrescenta itens à anterior, entre eles a possibilidade de o procedimento ser feito de forma gratuita.

Para quem vale-Há duas possibilidades de isenção da taxa, conforme a lei. Podem se beneficiar proprietários de animais que comprovarem renda familiar menor ou igual a três salários mínimos (R$ 1,6 mil) ou comprovarem ter adotado um cão. Para ser beneficiada, a pessoa não pode ter débitos com a Prefeitura Municipal de Campo Grande .

Também terão isenção de pagamento da microchipagem, pela lei, as ONGs que têm como objetivo a proteção animal, desde que estes animais estejam cadastrados a mais de 90 dias em seu cadastros.

O benefício só vale para a chipagem feita no CCZ ou em clínica cadastrada pela Prefeitura, conforme a legislação.

O texto também prevê que a Prefeitura mantenha em sua página na internet serviço para cadastro e acesso dos registros dos animais.

A lei foi proposta pelo vereador Mário César Oliveira da Fonseca (sem partido) e aprovada pela Câmara. Como o Executivo não se manifestou, a lei foi promulgada pela Câmara.

Durante discussão, adolescente de 17 anos é esfaqueado pelo amigo
Um jovem de 17 anos foi levado em estado grave para a Santa Casa após ser esfaqueado na noite deste sábado, na frente da casa em que mora no Bairro G...
Após furtar obra, ladrão é capturado por moradores e ferido a tiros
Marcio Estacio Duarte Teixeira, de 31 anos, foi socorrido a Santa Casa de Campo Grande após ser atingido por dois tiros na madrugada deste domingo (1...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions